Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martins, Carlos Benedito | pt_BR |
dc.contributor.author | Santo, Guilherme Oliveira do Espírito | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T21:06:45Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T21:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTO, Guilherme Oliveira do Espirito. Organismos Internacionais e Sua Relação Com o Ensino Superior Brasileiro.. 2024. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50726 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata da relevância que alguns organismos internacionais – Banco Mundial,
OCDE e UNESCO – têm na produção de políticas públicas do Ensino Superior brasileiro.
Dessa forma, busca-se analisar trabalhos científicos, eventos e ações dessas instituições e do
Estado brasileiro para entender o papel desses organismos para as discussões do Ensino
Superior brasileiro. Portanto, o objetivo desse trabalho é analisar quais aspectos do Ensino
Superior brasileiro são privilegiados nos documentos, relatórios e ações dos organismos
internacionais mencionados. Este trabalho é um estudo quantitativo e qualitativo de
investigação, que se centra em três análises: a primeira de revisão bibliográfica e análise de
ações importantes desses organismos no contexto mundial, a segunda de análise de
publicações feitas por essas instituições entre 2000 e 2020 que se relacionam ao tema, e a
terceira de análise de cinco ações do governo brasileiro e dessas organizações). Como
resultados, percebeu-se que cada organismo tinha um papel diferente internacionalmente, mas
que muitas vezes se complementavam. Os trabalhos desses organismos discutem uma
variedade de assuntos, mas é importante ressaltar que eles debatem muitos eventos do ensino
terciário brasileiro dos últimos anos. Por fim, conclui-se que existem processos de influência
na relação do BM, OCDE e UNESCO com o ensino brasileiro, e que eles existem de acordo
com cada interesse e perfil dos organismos, além de como os agentes públicos brasileiros
aceitam, adaptam ou negam os valores e ações dessas instituições. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Organismos internacionais e sua relação com o Ensino Superior brasileiro. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organismos internacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Globalização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to analyze the role played by international organizations such as the
World Bank, OECD, and UNESCO in shaping Brazilian Higher Education policies. The study
seeks to shed light on the aspects of Brazilian higher education that are prioritized in the
reports, documents, and actions of these institutions. Therefore, the aim of this study is to
analyze the priorities of international organizations regarding Brazilian higher education
policies in the documents, reports and actions of the international organizations mentioned.
This work is a quantitative and qualitative study of research, which focuses on three analyses
(the first is a literature review and an analysis of important actions of these bodies in the
world context; the second one is an analysis of publications between 2000 and 2020 that
relate to “higher/tertiary education” or “university”; and the third analysis is a description of
five actions of the Brazilian Government and these Organizations). There were many
conclusions. Some of them relates to the fact that each Organism had a different role
internationally (and in the brazilian case), but it often complemented each other. The
publications of these Organizations discuss a variety of Subjects, but it is important to
emphasize that they discuss many agendas/events of tertiary education in the last years.
Finally, it is concluded that there are processes of influence in these relationships (depending
on the interest and profile of each Organisms, in addition to which policymakers will accept,
adapt or deny the values and actions of these institutions). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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