Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/50730
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
RodrigoMartinsDaSilvaColleoni_DISSERT.pdf69,29 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorBento, Berenice Alves de Melopt_BR
dc.contributor.authorColleoni, Rodrigo Martins da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-24T21:06:47Z-
dc.date.available2024-10-24T21:06:47Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2024-02-01-
dc.identifier.citationCOLLEONI, Rodrigo Martins da Silva. Corpo e Alimentação: a representação de si da influencer fitness Gracyanne Barbosa no Instagram. 2024. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50730-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação objetiva investigar o fenômeno sociológico do processo de construção de si a partir do caso de uma digital influencer fitness Gracyanne Barbosa no Instagram, mediante a análise de suas narrativas e performances sobre corpo e alimentação, com o intuito de compreender como tais elementos integram o processo de representação e enquadramento na plataforma. Utilizando uma abordagem metodológica híbrida, combina métodos quantitativos e qualitativos, apoiados em teorias sociológicas sobre o corpo e a alimentação, destacando-se as de Erving Goffman e Claude Fischler. Quantitativamente, métricas do Instagram como seguidores, curtidas, compartilhamentos e visualizações foram analisadas através de ferramentas como 4K Stogram, Export Comments e MAXQDA222. Qualitativamente, realizou-se uma Netnografia com observação oculta. A análise se baseia na perspectiva de Goffman sobre a interação “social”, mediada agora por telas, evidenciando como as publicações no Instagram buscam a todo custo influenciar as interações “sociais” tanto dentro como fora da tela. A pesquisa conclui que as representações de si e as performances de Barbosa giram em torno da construção e exibição de seu corpo hipertrofiado, um corpo que se configura como o elemento central de sua interação “social” com a plateia presumida da plataforma. Este corpo não apenas promove rupturas, mas também perpetua estereótipos de gênero nos quadros primários de interação. Já a alimentação é discutida mais como um elemento adicional e uma estratégia de engajamento do seu roteiro dramático no papel de influencer fitness.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCorpo e Alimentação : a representação de si da influencer fitness Gracyanne Barbosa no Instagrampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCorpopt_BR
dc.subject.keywordInstagrampt_BR
dc.subject.keywordInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subject.keywordSociologia digitalpt_BR
dc.subject.keywordAlimentaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aims to investigate the sociological phenomenon of the self-construction process through the case of fitness digital influencer Gracyanne Barbosa on Instagram, by analyzing her narratives and performances regarding body and diet, with the purpose of understanding how these elements integrate the process of representation and framing on the platform. Employing a hybrid methodological approach, it combines quantitative and qualitative methods, supported by sociological theories about the body and diet, notably those of Erving Goffman and Claude Fischler. Quantitatively, Instagram metrics such as followers, likes, shares, and views were analyzed using tools like 4K Stogram, Export Comments, and MAXQDA222. Qualitatively, a Netnography was conducted with covert observation. The analysis is based on Goffman's perspective on "social" interaction, mediated by screens, highlighting how Instagram posts seek at all costs to influence "social" interactions both within and outside of the screen. The research concludes that Barbosa's self-representations and performances revolve around the construction and exhibition of her hypertrophied body, a body that is configured as the central element of her "social" interaction with the platform's presumed audience. This body not only promotes ruptures but also perpetuates gender stereotypes in the primary frames of interaction. Meanwhile, diet is discussed more as an additional element and a strategy for engagement in her dramatic script in the role of a fitness influencer.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50730/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.