http://repositorio.unb.br/handle/10482/50737
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Título: | A desinformação como violadora de direitos de crianças e adolescentes : o caso da vacinação infantil pós-pandemia |
Outros títulos: | Disinformation as a violator of children's and adolescents' rights : the case of childhood vaccination post-pandemic |
Autor(es): | Marques, Leia Dayanne Lourenco |
Orientador(es): | Duarte, Natália de Souza |
Assunto: | Desinformação Fake news Infância e juventude Vacinação infantil |
Data de publicação: | 25-Out-2024 |
Data de defesa: | 27-Mai-2024 |
Referência: | MARQUES, Leia Dayanne Lourenco. A desinformação como violadora de direitos de crianças e adolescentes: o caso da vacinação infantil pós-pandemia. 2024. 153 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | No contexto atual, a disseminação de notícias falsas e desinformação emergem como uma ameaça à integridade dos pilares democráticos. Recorrente há séculos, o advento da internet e a proliferação das fake news potencializaram preconceitos, violências, negacionismo e erosão de direitos, dentre eles o direito à vacinação. No contexto brasileiro as fake news inflamaram embates políticos na pandemia incitando a difusão em massa de informações falsas, exacerbando a intolerância e minando a credibilidade de instituições, profissionais de saúde e sistema educacional. Dessa forma, este projeto de pesquisa objetivou estudar se e como a desinformação é violadora de direitos de crianças e adolescentes, por meio de uma abordagem qualitativa exploratória, emprego de métodos de pesquisa bibliométrica, bem como fontes de informação atualizadas. A análise de conteúdo demonstrou as estratégias e motivações-chave para a hesitação vacinal, confirmando a hipótese de que houve violação de direitos no contexto brasileiro, especialmente o direito à saúde da infância e juventude em situação de pobreza. |
Abstract: | In the current context, the spread of fake news and disinformation emerges as a threat to the integrity of democratic pillars. Recurring for centuries, the advent of the internet and the proliferation of fake news have increased prejudice, violence, denialism and the erosion of rights, including the right to vaccination. In the Brazilian context, fake news inflamed political conflicts during the pandemic, inciting the mass dissemination of false information, exacerbating intolerance and undermining the credibility of institutions, health professionals and the educational system. Therefore, this research project aimed to study whether and how misinformation violates the rights of children and adolescents, through an exploratory qualitative approach, the use of bibliometric research methods, as well as updated information sources. The content analysis demonstrated the key strategies and motivations for vaccine hesitancy, confirming the hypothesis that there was a violation of rights in the Brazilian context, especially the right to health for children and young people in situations of poverty. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2024 |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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