Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Demo, Pedro | pt_BR |
dc.contributor.author | Rogae, Letícia Maria Mendes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T19:14:01Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T19:14:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | ROGAE, Letícia Maria Mendes. Socioeducação: um estudo sobre a aprendizagem de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida de Ceilândia - Distrito Federal. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50738 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo foi construído com o objetivo de compreender a percepção dos socioeducandos em
cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida vinculados à Geama de
Ceilândia Norte quanto à proposta de ensino mais adequada para a promoção efetiva da
aprendizagem escolar. As estratégias metodológicas utilizadas para este fim incluíram revisão
bibliográfica acerca da história da socioeducação a partir da história da educação; das
legislações envolvidas no processo educativo de aprendizagem dos adolescentes em meio
aberto de Ceilândia I - Norte; e dos principais autores que contribuíram para o debate e
aprofundamento sobre o tema. Também foi realizada pesquisa de campo qualitativa com a
realização de entrevistas individuais semiestruturadas com 10 adolescentes e grupo focal com
6 adolescentes realizadas em busca de compreender a percepção dos adolescentes sobre o tema.
Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se a percepção dos participantes de que há
necessidade de repensar ou aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, por meio da
construção de uma escola que considere efetivamente as particularidades individuais dos
alunos, promovendo a condução do ensino com atenção, respeito e efetividade da
aprendizagem. Para o alcance efetivo da aprendizagem escolar se faz necessário a reformulação
do currículo por meio da análise dos conteúdos propostos com reelaboração ou eliminação de
conteúdos em excesso e valorização dos conteúdos mais significativos para a vida cotidiana e
em sociedade. Demanda-se o aprimoramento ou superação de métodos de ensino tradicionais,
tais como o procedimento de copiar conteúdo, sem a devida explicação direcionada a uma
absorção concreta do conteúdo. Assim, observou-se uma sugestão dos participantes de adoção
de métodos de ensino e aprendizagem mais simplificados que garantam a compreensão dos
estudantes sobre os conteúdos abordados e estimulem e valorizem o pensamento criativo
(autoral) em substituição ao pensamento decorado (tradicional). Espera-se que os resultados
encontrados contribuam para a aprendizagem escolar dos adolescentes do universo pesquisado,
bem como para a reformulação da política de educação que considere os achados dessa
pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Socioeducação : um estudo sobre a aprendizagem de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida de Ceilândia - Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liberdade assistida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study was developed with the objective of understanding the perception of socioeducational inmates serving a socio-educational measure of supervised release linked to the
Geama of Ceilândia Norte regarding the most appropriate teaching proposal for the effective
promotion of school learning. The methodological strategies used for this purpose included a
bibliographic review on the history of socio-education based on the history of education; the
legislation involved in the educational learning process of adolescents in open environments in
Ceilândia I - Norte; and the main authors who contributed to the debate and in-depth analysis
of the topic. Qualitative field research was also carried out with semi-structured individual
interviews with 10 adolescents and a focus group with 6 adolescents, carried out in order to
understand the adolescents' perception on the topic. Among the main results found, the
participants' perception that there is a need to rethink or improve the teaching and learning
process stands out, through the construction of a school that effectively considers the individual
particularities of the students, promoting the conduct of teaching with attention, respect and
effectiveness of learning. In order to effectively achieve school learning, it is necessary to
reformulate the curriculum by analyzing the proposed content, reworking or eliminating excess
content, and valuing the content that is most significant for everyday life and society.
Traditional teaching methods, such as copying content without proper explanation aimed at
concrete absorption of the content, need to be improved or overcome. Thus, participants
suggested adopting more simplified teaching and learning methods that would ensure students'
understanding of the content covered and encourage and value creative (authorial) thinking
instead of memorized (traditional) thinking. It is expected that the results found will contribute
to the school learning of adolescents in the researched universe, as well as to the reformulation
of education policy that considers the research findings. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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