Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Tatiana Yokoy de | pt_BR |
dc.contributor.author | Mota, Vinícius de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T19:14:02Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T19:14:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-13 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Vinícius de Oliveira. Adolescentes trans da rede pública de ensino do Distrito Federal: Narrativas de diversidade, acolhimento e exclusão. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50740 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aborda as narrativas de adolescentes que se autodeclaram trans de escolas públicas
do Distrito Federal (DF), discutindo a diversidade de suas experiências, bem como o
acolhimento e as exclusões no ambiente escolar e nos demais espaços que convivem. O
objetivo da pesquisa foi levantar narrativas juvenis sobre como a realidade escolar vivenciada
por estudantes adolescentes trans na rede pública do DF interfere nas suas significações sobre
a escola e sobre si mesmos(as)(es), considerando a garantia de direitos de adolescentes. Para
isso, partimos de perspectivas socioculturais de desenvolvimento humano e adolescências; das
normativas escolares vinculadas a questões de gênero, contextualizadas na atual conjuntura
sócio-política do país; e de estudos críticos que abordam a experiência subjetiva da
transexualidade na adolescência. Verificamos que permanece uma lacuna de estudos feitos
com crianças e adolescentes trans sobre sua vida acadêmica, que sigam um delineamento
genuinamente participativo e não-adultocêntrico, e que ofertem um contexto seguro para que
estas pessoas possam se expressar de modo significativo. A pesquisa seguiu caminhos
qualitativos para investigar as narrativas dos(as)(es) participantes sobre suas experiências
escolares, em um enquadre metodológico participativo. Foi realizado um grupo focal com
adolescentes trans que estudam na rede pública do DF, onde todas as etapas foram coconstruídas entre pesquisador e participantes da pesquisa, de modo a estimular o
protagonismo e a participação ativa dos(as)(es) adolescentes e a expressão significativa de
narrativas juvenis sobre suas vivências escolares. A pesquisa verificou que não há um
mapeamento oficial das instituições educacionais da rede pública do DF que tenham em seu
quadro de estudantes trans e que não há dados sistematizados no Censo Escolar do Ministério
da Educação sobre quantos estudantes fazem uso de nome social nas escolas brasileiras.
Constatou também que adolescentes trans constroem significações diversas sobre si
mesmos(as)(es), que são fortemente canalizadas culturalmente pelas relações que estabelecem
com sua família, sua comunidade e suas escolas. Os participantes se significam como
estudantes inteligentes, bem-sucedidos(as)(es), críticos(as)(es) e como pessoas que sofrem
negligências nas escolas. Sentem-se pressionados(as)(es) a terem notas maiores que
estudantes cis e a adequar sua expressão de gênero a padrões cisheteronormativos. Narraram
serem alvos de processos de hipersexualização e fetichização por serem pessoas trans e
destacaram que isso de manifesta de forma mais intensa nos relacionamentos amorosos de
mulheres trans com homens cisgêneros, onde enfrentam tanto a misoginia quanto a transfobia.
O grupo construiu diversas sugestões que podem auxiliar o ambiente escolar a se tornar mais
inclusivo e acolhedor para estudantes trans, direcionadas a toda a comunidade escolar,
incluindo: uso do nome social e banheiro do de preferência do(a)(e) estudante trans; relações
pedagógicas de qualidade; atividades escolares que oportunizem a visibilidade de pessoas
trans; combate a transfobia no cotidiano escolar; e formação permanente de educadores. Estas
sugestões podem subsidiar práticas educativas inclusivas, diversas e que promovam o
desenvolvimento de todas, todos e todes estudantes do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Adolescentes trans da rede pública de ensino do Distrito Federal : narrativas de diversidade, acolhimento e exclusão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas pessoais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes - identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exclusão social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research addresses the narratives of adolescents who self-identify as trans in public
schools in the Federal District (DF), Brazil, discussing the diversity of their experiences, as
well as the acceptance and exclusions in the school environment and other spaces they
inhabit. The aim of the research was to gather youth narratives on how the school reality
experienced by trans adolescent students in the public network of the DF interferes with their
meanings about school and themselves, considering the guarantee of adolescent rights. To do
this, we start from socio-cultural perspectives of human development and adolescence; school
regulations linked to gender issues, contextualized in the current Brazilian socio-political
situation; and critical studies that address the subjective experience of transgender identity in
adolescence. We found that there remains a gap in studies conducted with trans children and
adolescents regarding their academic life, following a genuinely participatory and non-adultcentric design, and offering a safe context for these individuals to express themselves
meaningfully. The research followed qualitative paths to investigate the narratives of the
participants about their school experiences, in a participatory methodological framework. A
focus group was conducted with trans adolescents studying in the public network of the DF,
where all stages were co-constructed between the researcher and the research participants, in
order to stimulate the protagonism and active participation of the adolescents and the
meaningful expression of youth narratives about their school experiences. The research found
that there is no official mapping of educational institutions in the public network of the DF
that have trans students in their student body and that there are no systematized data in the
School Census of the Ministry of Education on how many students use their social name in
Brazilian schools. It also found that trans adolescents construct diverse meanings about
themselves, which are strongly culturally channeled by the relationships they establish with
their family, their community, and their schools. Participants perceive themselves as
intelligent, successful, critical, and as individuals who suffer neglect in schools. They feel
pressured to achieve higher grades than cisgender students and to conform their gender
expression to cis-heteronormative standards. They narrated being targets of
hypersexualization and fetishization for being trans people and highlighted that this manifests
more intensely in the romantic relationships of trans women with cisgender men, where they
face both misogyny and transphobia. The group constructed several suggestions that can help
the school environment become more inclusive and welcoming for trans students, directed to
the entire school community, including: the use of the student's preferred chosen name and
bathroom; quality pedagogical relationships; school activities that provide visibility for trans
people; combating transphobia in everyday school life; and ongoing teacher training. These
suggestions can support inclusive, diverse educational practices that promote the development
of all students in Brazil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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