Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de | - |
dc.contributor.author | Lodi, Adriana Ferreira Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T15:42:06Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T15:42:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-25 | - |
dc.identifier.citation | LODI, Adriana Ferreira Coelho. Poéticas e pedagogias cênico-performativas feministas - autobiograficções como dispositivo de invenção. 2024. 390 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50748 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga a potência de processos e procedimentos artísticos e
pedagógicos que usufruem de autobiograficções como dispositivo de invenção nas
artes da cena a partir de uma performatividade crítico feminista que têm a
cartografia como procedimento metodológico. Explora esta hipótese num movimento
teórico-prático, artístico-pedagógico no ensino superior, com duas turmas do curso
de Artes Cênicas da UnB, e também no processo de criação autoral do espetáculo
Senhora P, que aborda as questões de violência contra a mulher e que encorpa o
objeto desta tese. Em cinco trilhas e com metodologia cartográfica de abordagem, a
pesquisa se funda na urgência da incorporação das pedagogias feministas nos
campos da educação principalmente no que tange às artes da cena. Aponta noções
e entendimentos dos engendramentos possíveis entre a educação, os territórios
cênico-performativos e o feminismo para apresentá-los numa organização
conceitual estética, ética e sócio-política adequada e relevante para a formação de
estudantes de teatro da educação básica e superior. Os conceitos investigativos
sobre ensino e aprendizagem estão ancorados principalmente no pensamento
crítico feminista de bell hooks, na cognição inventiva de Virgínia Kastrup, na noção
de experiência de Jorge Larrosa Bondía, na pedagogia crítica de Paulo Freire e bell
hooks, na filosofia da diferença na perspectiva de Gilles Deleuze, Félix Guattari e
Suely Rolnik; bem como no pensamento feminista negro com Aundre Lorde, Grada
Kilomba, Lélia Gonzalez, entre outras. Os estudos da performance e suas distintas
dimensões processuais, liminares, de intervenção na realidade, são importantes
aqui para pensar e fomentar territórios de práticas pedagógicas e de pesquisa
expandidos, em diálogo com distintas/os pesquisadores dentre as/os quais Richard
Schechner, Diana Taylor, Eleonora Fabião e Elyse Lamm Pineau. Observa ainda as
tensões entre realidade e ficção, estruturais para os teatros do real, e conjectura a
partir daí que explorar processos e procedimentos de criação autobiograficcionais
favorecem processos de autonomia, resistência, compreensão e reconhecimento
das opressões e dominações hegemônicas nos campos das artes e da educação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Poéticas e pedagogias cênico-performativas feministas - autobiograficções como dispositivo de invenção | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Matsumoto, Roberta Kumasaka | - |
dc.description.abstract1 | This research investigates the potential of artistic and pedagogical processes and
procedures which use autobiografiction as an inventive device in the performing arts,
based on critical feminist performativity, and with cartography as a methodological
approach. It explores this hypothesis in two classes from the Performing Arts course
at the University of Brasília as a theoretical-practical, artistic-pedagogical dialogue in
higher education, and also in the process of authorial creation of the spectacle
Senhora P, which addresses issues of violence against women embodying the object
of this thesis. With five chapters and a cartographic approach, this research is based
on the urgency of incorporating feminist pedagogies in the fields of education,
especially regarding the performing arts. It highlights concepts and perspectives of
the possible engendering between education, scenic-performative territories and
feminism to present them in an aesthetic, ethical and socio-political conceptual
organization suitable and relevant for the training of theater students in basic and
higher education. The investigative notions about teaching and learning are
anchored mainly in the feminist critical thinking of bell hooks, in the inventive
cognition of Virgínia Kastrup, in the theory of experience of Jorge Larrosa Bondía, in
the critical pedagogy of Paulo Freire and bell hooks, in the philosophy of difference
in perspective by Gilles Deleuze, Félix Guattari and Suely Rolnik; as well as in black
feminist thought by Aundre Lorde, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, amongst others.
Performance studies and their distinct procedural, liminal, and intervention
dimensions are important to elaborate and foster expanded territories of pedagogical
and research practices, in dialogue with different researchers, including Richard
Schechner, Diana Taylor, Eleonora Fabião and Elyse Lamm Pineau. The research
also observes the tensions between reality and fiction, structural for the theaters of
the real, and conjectures from there that exploring autobiografictional creation
processes and procedures favours individual and collective autonomy, resistance,
understanding and recognition of oppressions and hegemonic dominations in the
fields of arts and education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|