Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Veloso, Jorge das Graças | - |
dc.contributor.author | Sousa, Cícero Félix de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T16:06:36Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T16:06:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Cícero Félix de. Nasci, criei e tô aqui até hoje: as espetacularidades do cotidiano rural no Altar do Menino Deus e Folia de Nossa Senhora do Livramento, em Canápolis (BA). 2024. 231 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50750 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem como propósito compreender como o Altar do Menino Deus e a Folia de Nossa
Senhora do Livramento, manifestações sagracionais que acontecem há várias décadas no
Jataí, comunidade rural de Canápolis, no Território de Identidade Bacia do Rio Corrente,
Oeste da Bahia, têm resistido na contextualidade da região que se transformou em uma das
mais recentes fronteiras agrícolas do Brasil. Reconhecidas pela Etnocenologia como
fenômenos sociais extraordinários da cena contemporânea, essas manifestações são marcadas
por resíduos do devocionário colonial português, pelas culturas afro-indígenas e constituem
um espaço de socialização rural e de resistência cultural. Estruturada a partir da subjetividade
existencial da rezadeira dona Pulu (“Nasci, criei e tô aqui até hoje”), esta tese faz uma
abordagem transdisciplinar e cosmoperceptiva sobre essas tradições que transgridem a rotina
do cotidiano rural do território com estéticas sonoras e visuais, reunindo gente de várias
comunidades para celebrar a poíesis da fé, o estar juntos em festa e com o sagrado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Nasci, criei e tô aqui até hoje : as espetacularidades do cotidiano rural no Altar do Menino Deus e Folia de Nossa Senhora do Livramento, em Canápolis (BA) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnocenologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Catolicismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bahia (BA) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis aims to elucidate the resilience of the Altar do Menino Deus and the Folia de
Nossa do Livramento, two sacred manifestations that have persisted for several decades in
Jataí, a rural community in Canápolis (BA), located within the Identity Territory of Bacia do
Rio Corrente, in the western region of Bahia. This region has recently emerged as one of
Brazil's most prominent agricultural frontiers. These manifestations have been identified by
ethnocenology as exceptional social phenomena in the contemporary era. They are
characterized by the persistence of devotions associated with the Portuguese colonial era, as
well as elements of Afro-indigenous cultures. They serve as a forum for rural socialization
and cultural resistance. This thesis is structured from the existential subjectivity of the prayer
woman Dona Pulu, who says: "I was born, I grew up, and I'm still here today". It adopts a
transdisciplinary and cosmoperceptive approach to these traditions that transcend the routine
of everyday rural life in the territory, using sound and visual aesthetics to bring together
people from different communities to celebrate the poesis of faith, the value of togetherness in
celebration, and the sacred. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El objetivo de esta tesis es comprender cómo el Altar do Menino Deus y la Folia de Nossa
Senhora do Livramento, manifestaciones sacras que tienen lugar desde hace varias décadas en
Jataí, comunidad rural de Canápolis, en el Territorio de Identidad Bacia do Rio Corrente, al
oeste de Bahía, que han resistido en el contexto de una región que se ha convertido en una de
las más recientes fronteras agrícolas de Brasil. Reconocidas por la etnocenología como
fenómenos sociales extraordinarios en la escena contemporánea, estas manifestaciones están
marcadas por residuos de devociones coloniales portuguesas, culturas afroindígenas y
constituyen un espacio de socialización rural y resistencia cultural. Estructurada a partir de la
subjetividad existencial de la rezandera doña Pulu (“Nací, crecí y aún hoy estoy aquí”), esta
tesis aborda de forma transdisciplinar y cosmoperceptiva estas tradiciones que transgreden la
rutina de la vida rural cotidiana en el territorio con estéticas sonoras y visuales, reuniendo a
personas de diversas comunidades para celebrar la poíesis de la fe, el estar juntos en la
celebración y con lo sagrado. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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