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ARTIGO_FuncoesNeuropsicologicasEscolares.pdf403,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorRibeiro, Maria Rebeca de Carvalho Porto-
dc.contributor.authorCeleste, Letícia Corrêa-
dc.contributor.authorReis, Vanessa de Oliveira Martins-
dc.date.accessioned2024-10-29T20:28:00Z-
dc.date.available2024-10-29T20:28:00Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Maria Rebeca de Carvalho Porto; CELESTE, Letícia Corrêa; REIS, Vanessa de Oliveira Martins. Funções neuropsicológicas de escolares na reabertura das escolas brasileiras na pandemia da Covid-19. CoDAS, [São Paulo], v. 36, n.2. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022334pt. Disponível em: https://www.codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232022334pt. Acesso em: 29 out. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50768-
dc.description.abstractObjetivo: O objetivo desse estudo foi analisar as funções neuropsicológicas de estudantes de uma escola pública do Distrito Federal (Brasil), matriculadas 1º e 2º ano de Ensino Fundamental na reabertura das escolas públicas na pandemia da COVID-19 e a influência dos fatores familiares e contextuais sobre o desempenho dessas habilidades. Métodos: Participaram 117 estudantes, bem como seus responsáveis. As crianças foram avaliadas presencialmente por meio do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN-Inf). Os pais/responsáveis responderam remotamente ao Inventário de Recursos do Ambiente Familiar e as questões para classificação socioeconômica e de escolaridade materna. Resultado: Os dados apontam alta prevalência de crianças em fase de alfabetização que apresentam alerta ou déficit das funções de orientação, memória, linguagem, habilidades visuoespaciais, habilidades aritméticas e fluência verbal. Ainda, as atividades previsíveis que sinalizam algum grau de estabilidade na vida familiar são preditoras do desempenho das crianças na habilidade de orientação e os recursos que promovem processos proximais refletem significativamente no desempenho em linguagem. Os resultados sugerem que crianças inseridas em família com estimativas da renda domiciliar abaixo de um salário mínimo apresentam piores desempenhos do controle inibitório. Conclusão: Foram apresentados e discutidos os impactos das alterações das habilidades neuropsicológicas para o aprendizado das crianças, destacando a necessidade de intervenções imediatas e direcionadas para essas funções. Foram considerados os fatores contextuais que apresentaram influência sobre o desempenho das habilidades neuropsicológicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFunções neuropsicológicas de escolares na reabertura das escolas brasileiras na pandemia da Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeThe neuropsychological functions of schoolchildren after the reopening of brazilian schools during the Covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordIsolamento socialpt_BR
dc.subject.keywordFlexibilizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordCovid-19 - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordCognição - criançaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordEscolas - aspectos psicológicospt_BR
dc.rights.license(CC-BY) Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022334ptpt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://www.codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232022334ptpt_BR
dc.description.abstract1Purpose: The objective of this study was analyzed the neuropsychological functions of students from a public school in Brazil, enrolled in the 1st and 2nd year of Elementary School at the time of the reopening of schools during the COVID-19 pandemic and to access the influence of family and contextual information on the performance of these skills. Methods: 117 students participated in the study, as well as their parents or guardians. The children were evaluated in person using the Brief Child Neuropsychological Assessment Instrument (NEUPSILIN-Inf). The parents/guardians answered remotely the Inventory of Resources of the Family Environment and questions about socioeconomic classification and maternal education. Results: The data showed a high prevalence of children who had problems or deficits in the functions of orientation, memory, language, visuospatial skills, arithmetic skills and verbal fluency. Furthermore, predictable activities that signal some degree of stability in family life are predictors of children’s performance in orientation skills and resources that promote proximal processes significantly reflect on language performance. The results suggest that children included in families with a household income below one Brazilian minimum monthly salary presented poorer inhibitory control performances. Conclusion: The impact of changes in neuropsychological skills in children’s learning were presented and discussed, highlighting the need for immediate and targeted intervention of these functions. Contextual factors that influenced the performance of neuropsychological skills were also considered.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7525-4636pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2384-3989pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4254-2372pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Ceilândiapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Ceilândiapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitaçãopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitaçãopt_BR
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UnB - Covid-19

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