http://repositorio.unb.br/handle/10482/50776
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARTIGO_CurriuloInterculturalidadeEstudo.pdf | 259,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Currículo e interculturalidade : um estudo de revisão para pensar uma aproximação com a Educação Física |
Outros títulos: | Curriculum and interculturality : a review study to think about an approach To Physical Education Currículo e interculturalidad : un estudio de revisión para pensar un abordaje de la Educación Física |
Autor(es): | Tavares, Natacha da Silva Madela, Angelica Frasson, Jessica Serafim |
ORCID: | orcid.org/0000-0002-0398-7117 orcid.org/0000-0002-8236-6991 orcid.org/0000-0002-6142-1971 |
Afiliação do autor: | Prefeitura Municipal de Viamão Universidade do Oeste de Santa Catarina e Colégio Unochapecó Universidade de Brasília |
Assunto: | Currículos Interculturalidade Educação física |
Data de publicação: | 20-Dez-2023 |
Editora: | Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Referência: | TAVARES, Natacha da Silva; MADELA, Angelica; FRASSON, Jessica Serafim. Currículo e interculturalidade: um estudo de revisão para pensar uma aproximação com a Educação Física. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 1-10, e-44921, jan./dez. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44921. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/44921. Acesso em: 5 nov. 2024. |
Resumo: | Este manuscrito apresenta reflexões a partir de um estudo de revisão que teve por objetivo identificar e compreender o que vem sendo produzido acerca da interculturalidade no campo educativo, bem como suas possíveis relações com o currículo e com a Educação Física escolar. O estudo de revisão se deu a partir de busca em periódicos, que resultou na análise de 47 artigos. Entendemos que: (a) não existe consenso sobre os conceitos de multiculturalismo e interculturalidade; (b) há um empreendimento a fim de superar uma concepção limitada e funcionalista das culturas e das diferenças; (c) a interculturalidade tem permeado em alguma medida os documentos e intencionalidades de alguns grupos e setores, mas se mostra ainda sutil nos contextos escolares; (d) pouca penetração da temática no âmbito da EF escolar; (e) discussão sobre currículo na EF com enfoque na seleção/abordagem de conteúdos; (f) possíveis impactos das políticas curriculares na EF escolar. |
Abstract: | This manuscript presents reflections from a review study that aimed to identify and understand what has been produced about interculturality in the educational field, as well as its possible relationships with the curriculum and with school Physical Education. The review study was based on a search in jour nals that resulted in the analysis of 47 articles. We understand that: (a) there is no consensus on the concepts of multiculturalism and interculturality; (b) there is an effort to overcome a limited and functionalist conception of cultures and differences; (c) interculturality has permeated to some extent the documents and intentions of some groups and sectors, but it is still subtle in school contexts; (d) little penetration of the theme within the scope of PE at school; (e) discussion about the curriculum in PE with a focus on the selection/approach of contents; (f) possible impacts of curricular policies on PE at school. |
Resumen: | Este manuscrito presenta reflexiones de un estudio de revisión que tuvo como objetivo identificar y comprender lo que se ha producido sobre la interculturalidad en el campo educativo, así como sus posibles relaciones con el currículo y con la Educación Física escolar. El estudio se basó en una búsqueda en revistas que resultó en el análisis de 47 artículos. Entendemos que: (a) no hay consenso sobre los conceptos de pluriculturalidad e interculturalidad; (b) hay un esfuerzo por superar una concepción limitada y funcionalista de las culturas y las diferencias; (c) la interculturalidad ha permeado en cierta medida los documentos e intenciones de grupos y sectores, pero aún es sutil en contextos escolares; (d) poca penetración del tema en la EF en la escuela; (e) discusión sobre el currículo en EF con foco en la selección/abordaje de contenidos; (f) posibles impactos de Políticas curriculares de EF en la escuela. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação de Física (FEF) |
Licença: | (CC BY) Artigo está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44921 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
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