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AndreaBorba_DISSERT.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCafé, Ângela Barcellos Coelhopt_BR
dc.contributor.authorBorba, Andréapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T18:08:04Z-
dc.date.available2024-11-11T18:08:04Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationBORBA, Andréa. Entre pixels e palcos: nativos digitais na aula de teatro, uma vivência na Escola Parque de Brasília. 2024. 139 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50815-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2023.Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo identificar as contribuições das mídias digitais nas aulas de Teatro no Ensino Fundamental I. As novas tecnologias digitais têm evoluído de forma muito rápida. Os estudantes de hoje em dia fazem uso constante e vasto delas, mas é possível perceber que as escolas não tem acompanhado essa evolução. Elas não se atentam para o fato de que tais tecnologias podem ser ferramentas transformadoras no processo de ensino aprendizagem. Assim, pensando em como as mídias digitais poderiam ser utilizadas nas aulas de teatro, buscou-se investigar e analisar o que os discentes consomem nas mídias digitais; construir as aulas em conjunto com a turma; desenvolver um produto final que envolva o teatro e o meio digital e por fim, examinar e refletir sobre o trabalho elaborado e seus resultados. O estudo foi realizado na Escola Parque 313/314 sul, com alunos do 5º ano, durante o ano letivo de 2023, por meio de Pesquisa Participante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como viés metodológico a Etnografia da Prática Escolar, visando fornecer uma análise mais detalhada do contexto em que ocorreram as práticas pedagógicas. O estudo envolveu a colaboração entre docente e discentes na identificação dos desafios enfrentados no uso das tecnologias digitais nas aulas de teatro, e no desenvolvimento de intervenções para superá-los, buscando tornar o processo de ensino mais envolvente, interativo e significativo para os estudantes. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos de Pierre Lévy e José Moran, que discutem o uso das tecnologias digitais em sala de aula. A partir do capítulo seis complementaram o estudo, Viola Spolin e John Dewey, com a análise das experiências cênicas em sala de aula.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre pixels e palcos : nativos digitais na aula de teatro, uma vivência na Escola Parque de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.subject.keywordMétodos de ensinopt_BR
dc.subject.keywordTeatro - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordJogos teatraispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Esta propuesta tiene como objetivo identificar las contribuciones de los medios digitales en las clases de teatro en la Educación Primaria I. Las nuevas tecnologías digitales han evolucionado de manera muy rápida. Los estudiantes de hoy en día hacen un uso constante y amplio de ellas, pero se puede observar que las escuelas no han seguido esta evolución. No se dan cuenta de que estas tecnologías pueden ser herramientas transformadoras en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Por lo tanto, pensando en cómo se pueden utilizar los medios digitales en las clases de teatro, se busca investigar y analizar lo que los estudiantes consumen en los medios digitales, construir las clases en colaboración con el grupo, en un enfoque colaborativo; desarrollar un producto final que involucre el teatro y los medios digitales y, por último, examinar y reflexionar sobre el trabajo realizado y sus resultados. El estudio se llevará a cabo en la Escuela Parque 313/314 sur, con alumnos de quinto grado. Las actividades desarrolladas están inspiradas en varios elementos de los medios digitales, como memes, videos cortos, filtros, entre otros, elegidos previamente por los estudiantes. La propuesta es ofrecer clases prácticas y teóricas que abarquen los conocimientos teatrales pertinentes a la Educación Primaria I y, con el objetivo de motivar a los alumnos, incorporar en el aula el universo digital en el que están inmersos.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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