http://repositorio.unb.br/handle/10482/50817
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
DiegoWannucciSouzaAlexandrino_DISSERT.pdf | 23,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Teatro na escola : uma trajetória de protagonismo e construção de uma práxis docente no Grupo Teatral Noigandres |
Autor(es): | Alexandrino, Diego Wannucci Souza |
Orientador(es): | Villas Bôas, Rafael Litvin |
Assunto: | Arte e educação Teatro - estudo e ensino Protagonismo estudantil Teatro escolar |
Data de publicação: | 11-Nov-2024 |
Data de defesa: | 5-Jul-2023 |
Referência: | ALEXANDRINO, Diego Wannucci Souza. Teatro na escola: uma trajetória de protagonismo e construção de uma práxis docente no grupo teatral noigandres. 2023. 216 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma reflexão e análise sobre o teatro desenvolvido no contexto escolar a partir das minhas vivências, experiências, formação e trajetória como estudante e diretor do Grupo Teatral Noigandres. Utilizando uma abordagem qualitativa e uma estratégia metodológica centrada na etnografia, autoetnografia e análise de conteúdo, o objetivo foi verificar se o teatro na escola, desenvolvido por intermédio da formação de coletivos teatrais, pode contribuir para o desenvolvimento do protagonismo juvenil dos estudantes e na construção de uma práxis docente cênica do educador/diretor. Para isso, apresento o papel da arte e do teatro no contexto educacional, ressaltando a necessidade de resgatar a fruição estética, o estímulo do desenvolvimento humano e uma prática artística mais ativista no processo de ensinoaprendizagem. O estudo resgata aspectos da história da Região Administrativa do Cruzeiro como território multicultural, a trajetória do Grupo Teatral Noigandres, suas abordagens pedagógicas/metodológicas, contribuições para o desenvolvimento do protagonismo estudantil e seu papel transformador na vida de outros participantes. Destaco ainda a importância do Festival de Teatro na Escola na minha formação, de outros jovens e no fortalecimento do teatro amador no Distrito Federal. Esta pesquisa busca fortalecer a importância da formação integral na prática artística dos coletivos teatrais estudantis, tendo em vista o protagonismo juvenil como foco pedagógico e os trabalhos de autores como Augusto Boal, Olga Reverbel, Viola Spolin, Bertolt Brecht e Jerzy Grotowski como base metodológica para a construção de uma práxis docente cênica. |
Abstract: | This research presents a reflection and analysis of theater developed in the school context based on my experiences, training and trajectory as a student and director of the Noigandres Theater Group. Using a qualitative approach and a methodological strategy centered on ethnography, autoethnography and content analysis, the objective was to verify if theater in school, developed through the formation of theatrical collectives, can contribute to the development of student youth protagonism and in the construction of a scenic teaching praxis of the educator/director. For this, I present the role of art and theater in the educational context, highlighting the need to rescue aesthetic enjoyment, stimulate human development and a more activist artistic practice in the teaching-learning process. The study rescues aspects of the history of the Administrative Region of Cruzeiro as a multicultural territory, the trajectory of the Noigandres Theater Group, its pedagogical/methodological approaches, contributions to the development of student leadership, and its transformative role in the lives of other participants. I also highlight the importance of the School Theater Festival in my education, that of other young people, and in strengthening amateur theater in the Federal District. This research seeks to strengthen the importance of integral formation in the artistic practice of student theatrical collectives, with youth protagonism as a pedagogical focus and the works of authors such as Augusto Boal, Olga Reverbel, Viola Spolin, Bertolt Brecht and Jerzy Grotowski as a methodological basis for building a scenic teaching praxis. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.