Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Milena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:08:08Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:08:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Milena. As contribuições da pedagogia Waldorf para a educação da sensibilidade na educação infantil. 2023. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50824 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação infantil se constitui como espaço legítimo de educação da criança pequena, porém,
muitas vezes, as suas práticas são centradas no desenvolvimento cognitivo e no adiantamento
de práticas e comportamentos referentes ao ensino fundamental, não se respeitando a criança
com suas peculiaridades e modos de aprender, bem como subjugando o papel do fazer artístico
e da sensibilidade na educação. O encontro com uma pedagogia que valoriza todas as formas
de expressão artística e destaca seu potencial para a formação integral da criança, nos leva até
esse trabalho. A presente pesquisa apresenta como objetivo geral sistematizar as experiências
pedagógicas relacionadas à organização dos tempos e espaços, além do trabalho com cores e
aquarela, característicos da pedagogia waldorf, realizados em uma sala de jardim da rede
pública de ensino do Distrito Federal. Para tal fez-se necessário fazer um levantamento
bibliográfico, que revelou ser este um campo de pesquisa pouco explorado e que apresenta uma
escassez de material publicado. O referencial teórico utilizado buscou apresentar a noção de
descoberta da infância, bem como as mudanças ocorridas nas concepções de criança e infância
ao longo do tempo. Buscou ainda tratar da educação da criança pequena, apontando para o
surgimento das instituições destinadas à escolarização e suas mudanças. Explorou-se ainda a
constituição de ser humano segundo a antroposofia, base filosófica que sustenta a pedagogia
Waldorf, o desenvolvimento infantil e o contexto no qual se dá o surgimento da educação
infantil nessa perspectiva educacional, bem como algumas características dos jardins de
infância Waldorf. A educação da sensibilidade foi discutida a partir de diversos autores, na
busca de estabelecer uma troca entre os saberes acadêmicos e aqueles que fundamentam a
pedagogia Waldorf. Como procedimento metodológico foi utilizado a sistematização de
experiências da pedagogia Waldorf, realizadas com uma turma de educação infantil da rede
pública de ensino do Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada por meio de observação,
anotações, registros fotográficos e filmagens. A análise das experiências e a discussão dos
resultados a partir do referencial teórico apresentado, demonstraram que o organização dos
tempos e espaços, bem como o trabalho com cores e aquarela analisados a partir do referencial
da pedagogia Waldorf, se mostraram aliados na construção de uma educação infantil mais
sensível, pois esta além de valorizar a experiência artística, compreende a criança como um ser
dotado de diversas dimensões que precisam ser igualmente valorizadas, cuidadas e educadas na
escola desde a primeira infância. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As contribuições da pedagogia Waldorf para a educação da sensibilidade na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia Waldorf | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação da sensibilidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Early childhood education constitutes a legitimate space for the education of young children;
however, its practices are often centered on cognitive development and the advancement of
practices and behaviors related to elementary education, not respecting the child with their
peculiarities and ways of thinking. learning, as well as subduing the role of artistic making and
sensitivity in education. The encounter with a pedagogy that values all forms of artistic
expression and highlights their potential for the integral formation of children, leads us to this
work. The general objective of this research is to systematize pedagogical experiences related
to the organization of time and space, in addition to work with colors and watercolor,
characteristic of Waldorf pedagogy, carried out in a garden room in the public education system
of the Federal District. To this end, it was necessary to carry out a bibliographical survey, which
revealed that this is a field of research that has been little explored and has a scarcity of
published material. The theoretical framework used sought to present the notion of discovering
childhood, as well as the changes that occurred in the conceptions of children and childhood
over time. It also sought to address the education of young children, pointing to the emergence
of institutions designed for schooling and their evolution. The constitution of the human being
according to anthroposophy, the philosophical basis that supports Waldorf pedagogy, child
development and the context in which early childhood education emerges from this educational
perspective, as well as some characteristics of Waldorf kindergartens, were also explored. The
education of sensitivity was discussed from several authors, in the attempt to establish an
exchange between academic knowledge and that which underpins Waldorf pedagogy. As a
methodological procedure, we used the systematization of Waldorf pedagogy experiences,
carried out with an early childhood education class from the public school system in the Federal
District. Data collection was carried out through observation, notes, photographic records, and
filming. The analysis of the experiences and the discussion of the results based on the theoretical
framework presented, demonstrated that the organization of times and spaces, as well as the
work with colors and watercolor analyzed from the framework of Waldorf pedagogy, proved
to be allies in the construction of an education more sensitive child, as in addition to valuing
the artistic experience, it understands the child as a being endowed with different dimensions
that need to be equally valued, cared for and educated at school from early childhood. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La educación infantil constituye un espacio legítimo para la educación de los niños pequeños,
sin embargo, sus prácticas muchas veces se centran en el desarrollo cognitivo y el avance de
prácticas y conductas relacionadas con la educación primaria, no respetando al niño con sus
peculiaridades y formas de aprender. así como someter el papel de la creación artística y la
sensibilidad en la educación. El encuentro con una pedagogía que valora todas las formas de
expresión artística y resalta sus potencialidades para la formación integral de los niños, nos
conduce a este trabajo. El objetivo general de esta investigación es sistematizar experiencias
pedagógicas relacionadas con la organización del tiempo y el espacio, además del trabajo con
colores y acuarela, característico de la pedagogía Waldorf, realizado en un salón jardín del
sistema de educación pública del Distrito Federal. Para ello fue necesario realizar un
levantamiento bibliográfico, el cual reveló que se trata de un campo de investigación poco
explorado y con escasez de material publicado. El marco teórico utilizado buscó presentar la
noción de descubrimiento de la infancia, así como los cambios ocurridos en las concepciones
de infancia y niñez a lo largo del tiempo. También buscó abordar la educación de los niños
pequeños, señalando el surgimiento de instituciones diseñadas para la escolarización y su
evolución. También se exploró la constitución del ser humano según la antroposofía, las bases
filosóficas que sustentan la pedagogía Waldorf, el desarrollo infantil y el contexto en el que
surge la educación infantil desde esta perspectiva educativa, así como algunas características
de las guarderías Waldorf. La educación de la sensibilidad fue discutida desde varios autores,
en el intento de establecer un intercambio entre el conocimiento académico y el que sustenta la
pedagogía Waldorf. Como procedimiento metodológico se utilizó la sistematización de
experiencias de pedagogía Waldorf, realizadas con una clase de educación infantil del sistema
escolar público del Distrito Federal. La recolección de datos se realizó a través de observación,
notas, registros fotográficos y filmaciones. El análisis de las experiencias y la discusión de los
resultados a partir del marco teórico presentado, demostró que la organización de tiempos y
espacios, así como el trabajo con colores y acuarela analizados desde el marco de la pedagogía
Waldorf, resultaron aliados en la construcción de una educación infantil más sensible, ya que
además de valorar la experiencia artística, entiende al niño como un ser dotado de diferentes
dimensiones que necesita ser igualmente valorado, cuidado y educado en la escuela desde la
primera infancia. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|