Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sales, Jonas de Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Rildo Frederico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:08:09Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:08:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-19 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Rildo Frederico. Possibilidades pedagógicas com a Capoeira em aulas de Arte. 2023. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50825 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Possibilidades pedagógicas com a capoeira em aulas de arte abordam a contribuição dessa
manifestação artístico-cultural secular como colaboradora no ensino e compreensão do corpo e
da arte nas escolas de ensino básico. Em revisão bibliográfica, buscou-se temas relacionados à
história, benefícios físicos, cognitivos e socioemocionais, bem como à experiência pessoal para
apresentar uma contribuição para a disseminação dos valores intrínsecos da capoeira, conforme
preconiza a Lei 10.639/2003. Nesse sentido, foram elaboradas atividades práticas
desenvolvidas no espaço escolar através da abordagem triangular, a fim de apresentar os
fundamentos da capoeira, sua historicidade, musicalidade e movimentos corporais. Também se
aponta para o processo de salvaguarda da capoeira no estado do Amapá, registrando
historicamente e buscando as relações com a educação. Com isso, busca-se primordialmente
valorizar a diversidade cultural do Brasil, da qual esta expressão cultural mantém-se ao longo
dos séculos como símbolo de resistência, evidenciando sua relevância para a formação e
salvaguarda de manifestações do povo brasileiro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Possibilidades pedagógicas com a Capoeira em aulas de Arte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capoeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capoeira - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Pedagogical possibilities with Capoeira in art classes address the contribution of this secular
artistic and cultural manifestation as a collaborator in the teaching and understanding of the
body and art in basic education schools. In a bibliographic review, topics related to history,
physical, cognitive, and socio-emotional benefits, as well as personal experience, were sought
to present a contribution to the dissemination of Capoeira's intrinsic values, as advocated by
Law 10.639/2003. In this sense, practical activities were developed in the school space through
the triangular approach in order to present the foundations of Capoeira, its historicity,
musicality, and bodily movements. It also points to the process of safeguarding Capoeira in the
state of Amapá, historically documenting and seeking its connections with education. With this,
the primary goal is to value Brazil's cultural diversity, of which this cultural expression has
endured through the centuries as a symbol of resistance, highlighting its relevance for the
formation and safeguarding of Brazilian people's manifestations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|