http://repositorio.unb.br/handle/10482/50827
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ValderioSoaresDaCosta_DISSERT.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A xilogravura no contexto escolar : uma travessia |
Autor(es): | Costa, Valdério Soares da |
Orientador(es): | Dunaeva, Cristina Antonioevna |
Assunto: | Xilogravura Educação pública Pedagogia histórico-crítica Arte e educação |
Data de publicação: | 11-Nov-2024 |
Data de defesa: | 21-Dez-2023 |
Referência: | COSTA, Valdério Soares da. a xilogravura no contexto escolar: uma travessia. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho se apresenta como um exercício de investigação de possibilidades, desafios e propostas para analisar as contribuições da prática do ensinoaprendizagem da xilogravura, na busca da sua inclusão efetiva nos conteúdos didáticos desenvolvidos no contexto das escolas públicas do Distrito Federal. E nessa intencionalidade elaboro minha proposição pedagógica, no escopo de trabalhar de forma sistematizada com a xilogravura, em sua vertente tradicional e potente, ressaltando sua história, sua importância, suas características e suas especificidades técnicas e temáticas, que devem convergir não apenas para o aprimoramento de habilidades e competências, mas também para a formação de uma consciência crítica, socialmente construída nas relações interpessoais dialéticas entre o docente e o discente. Durante o percurso de confecção da dissertação, sigo me apoiando num arcabouço teórico acerca da arte-educação e de um memorial de narrativas, de registros, de experiências e vivências erigidas nos depoimentos atuais de educadores e artistas, que me trazem as reflexões necessárias sobre a minha prática como arteeducador, pesquisador e artista na atualidade. |
Abstract: | This work presents itself as an exercise of investigation of possibilities, challenges and proposals to analyze the contributions of the woodcut teaching-learning practice, in the search for its effective inclusion in the didactic contents developed in the context of public schools in the Federal District. And with this intention I elaborate my pedagogical proposition, in the scope of working in a systematic way with the woodcuts, in it’s a traditional and powerful aspect, highlighting its history, its importance, its characteristics and its technical and thematic specificities, which must converge not only to the improvement of skills and competences, but also to the formation of a critical conscience, socially constructed in the dialectical interpersonal relationships between the professor and the student. During the course of preparing the dissertation, I continue to rely on a theoretical framework about art education and a memorial of narratives, records, experiences and experiences created in the current testimonies of educators and artists, which bring me the necessary reflections on the my practice as an art educator, researcher and artist today. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.