Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria do Socorro Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Madoz, Cláudia Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T20:10:18Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T20:10:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-30 | - |
dc.identifier.citation | MADOZ, Cláudia Amorim. O estudo do meio na construção do conhecimento do Cerrado: ampliando as lentes para o Parque Ecológico da Asa Sul – Brasília. 2024. 233 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50830 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | O modelo tradicional de ensino baseia-se em disciplinas específicas, diferenciadas, em ramos
que pouco se conectam no tempo e no espaço dos estudantes. Nesse contexto, destaca-se a
busca por aprendizagens que permitam o ensino participativo, em que os estudantes estão no
protagonismo do seu ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve o objetivo avaliar a
efetividade das estratégias pedagógicas com base no Estudo do Meio, enquanto metodologia,
no ensino e aprendizagem do Cerrado com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental a partir
do Parque Ecológico da Asa Sul em Brasília. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do
Distrito Federal, a Escola Classe 316 Sul – Asa Sul, que contou com a participação de três
professoras de atividades com dupla habilitação — Engenharia Florestal ou Letras-Português
ou Estudos Sociais e Pedagogia —, além de cerca de 50 estudantes. Do ponto de vista da
abordagem, priorizou-se a pesquisa é qualitativa, e os caminhos metodológicos foram
construídos com estratégias pedagógicas interdisciplinares: planejamento e aplicação de
Sequência Didática com base no estudo do meio; rodas de conversa; aulas de campo; exposição
de matérias; e construção do produto educacional oriundo dos resultados obtidos no Estudo do
Meio. Mediante a pesquisa-ação, os resultados revelaram que o Estudo do Meio em parques
urbanos é capaz de potencializar a construção do conhecimento sobre o Cerrado por intermédio
da vivência dos conteúdos e do desenvolvimento de habilidades socioambientais. Como forma
de expor as aprendizagens construídas, o Atlas Socioambiental do Parque Ecológico da Asa Sul
– Brasília se revela como produto capaz de estimular a construção do conhecimento
ludicamente, de modo que possa ampliar as lentes acerca de potencialidades do Cerrado e os
problemas enfrentados por ele para a valorização e conservação de sua biodiversidade. A
contribuição significativa deste estudo está no fato de ele proporcionar um ensino e
aprendizagem eficientes e de ser inserido no Plano Político Pedagógico da escola para que essa
metodologia seja utilizada por outras gerações, com a finalidade de formar sujeitos sociais
conhecedores, críticos e reflexivos, na busca pela conservação do Cerrado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O estudo do meio na construção do conhecimento do Cerrado : ampliando as lentes para o Parque Ecológico da Asa Sul – Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parques urbanos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The traditional teaching model is based on specific, differentiated disciplines that are often
disconnected in students’ time and space. In this context, there is a focus on learning that enables
participatory education, where students take an active role in their teaching and learning. Thus,
this research aimed to develop pedagogical strategies based on the Study of the Environment
as a methodology for teaching and learning about the Cerrado (a tropical savanna biome) with
5
th
-grade students from the Parque Ecológico da Asa Sul in Brasília. The study took place in a
public school in the Federal District, Escola Classe 316 Sul – Asa Sul, involving three teachers
with dual qualifications in Forestry Engineering, Portuguese Literature and Language or Social
Studies and Pedagogy, along with approximately 50 students. From a qualitative approach, the
research employed interdisciplinary pedagogical strategies, including Didactic Sequence, group
discussions, field trips, material exhibitions, and the creation of an educational product based
on the Study of the Environment’s results. Content Action Research that studying urban parks
through the Study of the Environment enhances knowledge construction about the Cerrado by
allowing students to experience the content and develop socio-environmental skills. As a way
to showcase the learning outcomes, the Socio-Environmental Atlas of Parque Ecológico da Asa
Sul – Brasília serves as a product that playfully stimulates knowledge construction, broadening
perspectives on the Cerrado’s potential and the challenges it faces for biodiversity conservation.
The significant contribution of this study lies in the fact that it provides efficient teaching and
learning and is incorporated into the Pedagogical Political Plan of the school so that this
methodology can be used by future generations, with the purpose of shaping socially aware,
critical, and reflective individuals in the pursuit of Cerrado conservation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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