Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rodriguez Rebolledo, Juan Félix | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Alan Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T18:01:51Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T18:01:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alan Ribeiro. Estudo numérico do comportamento de túneis em solos moles submetidos ao rebaixamento das pressões intersticiais. 2024. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50859 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A demanda por túneis tem aumentado significativamente nas últimas décadas devido
ao avanço da urbanização e da densificação populacional. Em cidades assentes em solos
moles, essa necessidade também tem crescido. A construção de túneis nessas condições é
desafiadora, uma vez que esse tipo de solo apresenta propriedades desfavoráveis de
resistência e compressibilidade. Em cidades como Bogotá, Bangkok, Cidade do México,
Jacarta, Kuala Lumpur, Shangai, Singapura e Tóquio, a complexidade associada à construção
desse tipo de estrutura é ainda maior, pois nesses locais ocorre um processo de adensamento
do solo argiloso mole induzido pelo rebaixamento da pressão hidrostática inicial em aquíferos
subjacentes. Esse fenômeno altera a distribuição de tensões totais no suporte do túnel ao
longo do processo de rebaixamento, provocando esforços de flexão e compressão na estrutura.
Para estudar o comportamento de túneis submetidos a essas condições, foram desenvolvidas
neste trabalho análises numéricas, as quais foram calibradas e validadas com base em ensaios
em centrífuga geotécnica. Foram simulados dois modelos, um com o túnel apoiado em uma
camada dura (Modelo Nº 1) e um com o túnel no meio de uma camada de solo mole (Modelo
Nº 2). O modelo Hardening Soil (HS) foi utilizado para simular a camada compressível. Após
a validação e calibração dos modelos numéricos, foi investigada a influência das condições
iniciais no comportamento a longo prazo do suporte do túnel. Ademais, com o intuito de
analisar as tensões totais desenvolvidas nesse elemento, foi realizada uma análise paramétrica
variando a espessura do suporte, o coeficiente de empuxo no repouso do solo mole (K0), o
fator de redução da interface solo-suporte (Rinter) e a razão de sobreadensamento do solo mole
(OCR). As análises demonstram consistência entre os resultados das simulações físicas e
numéricas, indicando, em ambos os casos, uma simulação adequada do fenômeno de
subsidência regional. As tensões totais normais desenvolvidas no elemento de suporte na
modelagem física diferem das observadas nos modelos numéricos no início do rebaixamento
piezométrico, mas convergem satisfatoriamente ao final do adensamento regional. A análise
das condições iniciais sugere que o método de cálculo do estado inicial de tensões tem pouca
influência nos resultados de longo prazo na maioria dos casos. A análise das deformações no
suporte indica uma diminuição do diâmetro vertical e um aumento do horizontal ao longo do
processo de rebaixamento (elipse horizontal), evidenciando ainda condições estruturais mais
críticas no Modelo Nº 1, conforme destacado também pela análise das tensões totais. Na
análise paramétrica, o coeficiente K0 é destacado como o parâmetro que mais influencia as
tensões totais horizontais desenvolvidas na lateral do suporte. Os resultados deste estudo servem de subsídio para o projeto de túneis em solos moles submetidos ao processo de
rebaixamento piezométrico, além de motivar trabalhos futuros que possibilitem especialmente
a comparação entre modelos numéricos e a investigação da influência de K0 nas tensões totais
horizontais desenvolvidas na lateral do túnel. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo numérico do comportamento de túneis em solos moles submetidos ao rebaixamento das pressões intersticiais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Túneis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos moles | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subsidência regional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centrífuga geotécnica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The demand for tunnels has significantly increased in recent decades due to the rapid
urbanization and population growth. In cities with soft soils, this need is particularly
pronounced. Building tunnels in such conditions is challenging due to the unfavorable
properties of strength and compressibility exhibited by this type of soil. The complexity of
constructing tunnels in cities such as Bogotá, Bangkok, Mexico City, Jakarta, Kuala Lumpur,
Shanghai, Singapore and Tokyo is further heightened by the potential consolidation of soft
soil induced by the pore water pressure drawdown resulting from deep water pumping. This
phenomenon alters the distribution of total stresses on the tunnel lining throughout the
lowering process, leading to increased bending moments, compression, and shear forces in the
structure. In order to study the behavior of tunnels under these conditions, numerical analyses
were developed, calibrated and validated through geotechnical centrifuge tests. Two models
were simulated: one with the tunnel resting on a hard layer (Model No. 1) and another with
the tunnel in the middle of a compressible layer (Model No. 2). The Hardening Soil (HS)
model was used to simulate the compressible layer. After validating and calibrating the
numerical models, the influence of initial conditions on the long-term behavior of the tunnel
lining was investigated. Additionally, a parametric analysis was conducted to examinate the
total stresses developed in this element, based on variations in the thickness of the tunnel
lining, the at rest earth pressure coefficient (K0), the strength reduction factor (Rinter), and the
overconsolidation ratio of the soft soil (OCR). The analyses demonstrate consistency between
the results of physical and numerical simulations, indicating, in both cases, an adequate
simulation of the regional subsidence phenomenon. The total normal stresses developed in the
tunnel lining in physical modeling differ from those observed in numerical models at before
the pore water pressure drawdown but converge satisfactorily at the end of regional
consolidation. The analysis of initial conditions shows limited influence of the calculation
type of initial stress state on long-term results in most cases. Evaluation of strains in the
tunnel lining indicates a reduction in vertical diameter and an increase in horizontal diameter
during the drawdown process (horizontal ellipse). Additionally, it highlights more critical
structural conditions in Model Nº 1, which is also supported by the analysis of total stresses.
In the parametric analysis, K0 is identified as the parameter that most significantly influences
the horizontal total stresses developed on the tunnel side walls. The findings of this study
provide valuable insights for the design of tunnels in soft soils subjected to the pore water
pressure drawdown, and suggest avenues for future research, particularly concerning the comparison between numerical models and the investigation of the influence of K0 on the
horizontal total stresses developed on the tunnel side walls. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|