Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Sidney | - |
dc.contributor.author | Castro, Karine Lyra Corrêa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T15:39:51Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14T15:39:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Karine Lyra Corrêa de. Era uma vez uma parabólica enfiada na lama: a narrativa poético-musical de “Da lama ao caos”. 2024. 206 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50931 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O álbum “Da lama ao caos” (1994) de Chico Science e Nação Zumbi é um marco do movimento
manguebit. Ele inaugura um novo ritmo, caracterizado pela mistura da música popular
pernambucana, como o maracatu e a embolada, com o rock, funk e rap. Seu impacto no Recife,
cidade que viu surgir o movimento manguebit, foi imenso, perdurando até a atualidade, trinta
anos após o seu lançamento. Busco, nesta tese, compreender onde reside a força desta obra de
arte. Para isto, é relevante entender o que ela comunica, como realiza semelhante comunicação,
para quem ela se dirige, e o que ela oferece de importante ao seu receptor. Naturalmente, nesta
empreitada é preciso estar atento às diversas artes que, juntas, formam o produto final: música,
literatura e pintura, além do elemento externo da performance, mistura de dança e teatro, que
se acopla à experiência de consumo da obra de arte. A pesquisa conclui que o álbum “Da lama
ao caos” (1994) comunica uma mensagem política, em especial para os jovens periféricos do
Recife e da sua região metropolitana. Esta mensagem é comunicada por meio de uma narrativa
poético-musical, dotada de enredo, personagens, narrador e um espaço e tempo determinados.
A inusitada narrativa oferece aos seus receptores, em especial o seu público-alvo, os jovens de
periferia, uma oportunidade de somar às suas identidades híbridas mais uma característica:
podem eles ser, também, caranguejos com cérebro. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Era uma vez uma parabólica enfiada na lama : a narrativa poético-musical de “Da lama ao caos” | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Manguebeat | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música e literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pernambuco (PE) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The album ‘Da lama ao caos’ (1994) by Chico Science e Nação Zumbi, is a landmark in the
manguebit movement. It creates a new rhythm, characterized by a mix of traditional music from
Pernambuco, such as maracatu and embolada, with rock, funk and rap. Its impact on Recife,
the city that saw the emergence of the manguebit movement , was immense, lasting to this day,
thirty years after its launch. In this thesis, I seek to understand where this work of arts strength
lies. For this, it is important to understand what it communicates, how it carries out such
communication, who it is aimed for and what important legacy it offers to its public. Naturally,
in this endeavor it is necessary to be aware of the different arts that, together, form the final
product: music, literature and painting, in addition to the external element of performance, a
mixture of dance and theater, which is coupled with the experience of consuming this kind of
work of art. The research concludes that the album ‘Da lama ao caos’ (1994) communicates a
political message, especially to young people from the poor neighborhoods of Recife and its
metropolitan area. This message is communicated through a poetic-musical narrative, equipped
with a plot, characters, narrator and a determined space and time. The unusual narrative offers
its public, especially its target audience, young people from poor neighborhoods, an opportunity
to add another characteristic to their hybrid identities : they can also be ‘caranguejos com
cérebro’. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|