Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Rodrigo | - |
dc.contributor.author | Diefenthäler, Júlia Moutinho | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T21:56:25Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T21:56:25Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50947 | - |
dc.description.abstract | O Exame Nacional do Ensino Médio apresenta como objetivo principal avaliar o
desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica, apesar de acumular diversas
outras funções, como a de balizar o currículo do Ensino Médio. Na esteira do
desenvolvimento da organização da educação brasileira, o certame encontra suas bases
em documentos como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (1996) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Devido à notoriedade do
exame, cuja importância vai além de discussões acadêmicas, ganha relevância o debate
sobre o ensino de Língua Portuguesa proporcionar o desenvolvimento das Competências
e das Habilidades previstas na Matriz de Referência do certame e, mais ainda, se elas de
fato são avaliadas na prova. Ao considerarmos que os sentidos linguísticos não se
organizam categoricamente porque emergem da interação, entender a linguagem como
prática social implica compreendê-la como ação historicamente situada, que é construída
socialmente e constrói identidades sociais, relações sociais e sistemas de reconhecimento
de crenças (Resende; Ramalho, 2005). Assumindo que a educação é constituída como
uma prática social (Fairclough, 2001), já que produz, reflete e é refletida por diversos
discursos, os quais manipulam e são manipulados por redes de poder, é possível
reconhecer a pertinência da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM
ao abordar temáticas que vão além dos conhecimentos linguísticos ditos tradicionais.
Sabendo que a construção de sentidos é dialógica e que todo signo é ideológico, discute se a negociação recíproca da alteridade alheia, aspecto que, quando relacionado à
(re)construção de um imaginário social coletivo acerca da representação das mulheres em
uma avaliação de larga escala, merece atenção. Por esse conjunto de fatores, o objetivo
geral desta dissertação é analisar, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
do ENEM, a presença de metapragmáticas hegemônicas, as quais compõem o imaginário
social coletivo brasileiro, em relação à representação das mulheres na avaliação, a fim de
dar visibilidade a possíveis violências linguístico-discursivas. Para tanto, como enquadre
teórico, valho-me da Linguística de Texto, de abordagem sociocognitiva e
sociointeracional, amparando-me em Koch (2015), Marcuschi (2015), Bazerman (2011),
Cavalcante (2019) e Van Dijk (2012), em interface com a Pragmática, sob a orientação
de Pinto (2019), Dias (2019) e Signorini (2008), além de me alinhar às contribuições
Feministas, Decoloniais (Fanon, 2010; Santos, 2002), Educacionais (hooks, 2019) e
Discursivas (Thompson, 2011; Fairclough, 2003, 2006; Van Leeuwen, 1997). Como
método, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, se valeu da Análise de Discurso Crítica
(Fairclough, 2001; Resende; Ramalho, 2009; Bessa; Sato, 2018) e da Análise Documental
(Cellard, 2008; Alves et al., 2021; Kobashi, 1996), elegendo como corpus as provas de
2009 a 2022 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM, além dos documentos
da BNCC e da Matriz de Referência da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Estabeleci, como critério de inclusão, a seleção de questões de literatura cujos textos
motivadores apresentassem aspectos estilísticos realistas, devido à natureza engajada
dessa tendência artística. Os resultados mostraram que as questões analisadas engendram
na família seu eixo temático principal, além de suscitarem metapragmáticas típicas de
uma cultura patriarcal historicamente construída. Esperamos sugerir possíveis caminhos
pedagógicos que possam dar visibilidade a metapragmáticas que decorrem de uma leitura
crítica sobre texto (e autoria), comando/enunciado e itens/gabarito, conjuntamente, de
modo a construir um ensino de língua portuguesa propício à superação das relações
assimétricas de poder e ao desenvolvimento da consciência crítica do estudante. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metapragmáticas, poder e educação: a construção da representação das mulheres a partir da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | metapragmáticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | ENEM | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main aim of the National High School Examination (ENEM) is to assess student
performance at the end of basic schooling, although it also covers a number of other
functions, such as guiding the high school curriculum. In the light of the development of
the organisation of Brazilian education, the exam is based on documents such as the 1988
Federal Constitution, the Education Guidelines and Bases Law (1996) and the National
Common Curriculum Base (2018). Due to the significance of the exam, the importance
of which goes beyond academic discussions, the debate about whether Portuguese
language teaching provides for the development of the Competences and Skills set out in
the exam's Reference Matrix and, even more so, whether they actually materialise in the
test, is gaining relevance. If we consider that linguistic meanings are not categorically
organised because they emerge from interaction, understanding language as a social
practice implies understanding it as a historically situated action, which is socially
constructed and builds social identities, social relationships and systems for recognising
beliefs (Resende and Ramalho, 2005). Assuming that education is constituted as a social
practice (Fairclough, 2001), since it produces, reflects and is reflected by various
discourses, which manipulate and are manipulated by networks of power, it is possible to
recognise the relevance of the ENEM Language test in covering themes that go beyond
traditional linguistic knowledge. Knowing that the construction of meanings is dialogical
and that every sign is ideological, we discuss the reciprocal negotiation of others' alterity,
an aspect that, when related to the (re)construction of a collective social imaginary about
the representation of women in a large-scale assessment, deserves attention. For this
reason, the general aim of this essay is to analyse the presence of hegemonic
metapragmatics in the ENEM Languages, Codes and their Technologies test, which make
up the Brazilian collective social imaginary, in relation to the representation of women in
the assessment, in order to give visibility to possible linguistic-discursive violence. To
this end, as a theoretical framework, we use Text Linguistics, with a socio-cognitive and
socio-interactional approach, based on Koch (2015), Marcuschi (2015), Bazerman
(2011), Cavalcante (2019) and Van Dijk (2012), in dialogue with the Pragmatics of Pinto
(2019), Dias (2019) and Signorini (2008), in addition to aligning ourselves with Feminist,
Decolonial (Fanon, 2010; Santos, 2002), Educational (Hooks, 2019) and Discursive
(Thompson, 2011; Fairclough, 2003, 2006; Van Leeuwen, 1997) contributions. As a
method, this qualitative research used Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2001;
Resende and Ramalho, 2009; Bessa; Sato, 2018) and Documentary Analysis (Cellard,
2008; Alves et al., 2021; Kobashi, 1996), choosing the 2009 to 2022 ENEM Language
tests as the corpus, as well as the BNCC documents and the Languages test Reference
Matrix. After filtering, the inclusion criteria were literature questions whose motivating
texts present realistic stylistic aspects, due to the engaged aspect of this artistic movement.
The results showed that the main theme of the questions analysed was the family, as well
as giving rise to metapragmatics typical of a historically constructed patriarchal culture.
We expect to suggest possible pedagogical approaches that can give visibility to the
metapragmatics that result from a critical reading of the text (and authorship), the
command/enunciation and the items/answer together, in order to build Portuguese
language learning that is conducive to overcoming asymmetrical power relations and
developing the student's critical awareness. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas | pt_BR |
dc.description.unidade | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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