Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Carolina Passos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T21:12:42Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T21:12:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-31 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Carolina Passos. Impacto da metodologia LuDiCa (Leitura Dialógica para Compreensão Profunda) na compreensão de violência sexual e na proposição de soluções não restritivas: uma leitura de HQ com meninas autistas. 2024. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51047 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo explorou a eficácia do método LuDiCa (Leitura Dialógica para a Compreensão
Profunda), uma abordagem à leitura dialógica baseada em funções narrativas, para aprimorar a
compreensão da violência de gênero entre adolescentes autistas do sexo feminino. A pesquisa
utilizou um desenho de sujeito único em três grupos escalonados, por meio da leitura do romance
gráfico "Desconstruindo Una", de Una, para promover discussões sobre violência de gênero. O
método LuDiCa incorpora convites dialógicos estratégicos com base em funções narrativas
identificadas dentro da história, com o objetivo de aprofundar a compreensão dos participantes
sobre questões relacionadas a gênero. Os principais objetivos foram avaliar se esse método
poderia ajudar as participantes a entender melhor as contingências que sustentam a violência de
gênero e reduzir a aceitação de "soluções restritivas" - respostas que infringem os direitos
individuais. Em vez disso, o estudo visava promover "soluções positivas" que enfatizam a ação
coletiva e a mudança estrutural. As avaliações iniciais envolveram discussões em torno de
tirinhas curtas retratando várias formas de violência de gênero para avaliar a compreensão inicial
e o reconhecimento de funções narrativas. Os resultados indicaram que, embora os participantes
pudessem identificar com precisão a violência de gênero desde o início, melhorias significativas
foram observadas na compreensão das contingências subjacentes a essa violência durante a
intervenção. O método LuDiCa facilitou um diálogo e análise mais ricos, deslocando o foco de
medidas individuais para soluções sociais mais amplas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Impacto da metodologia LuDiCa (Leitura Dialógica para Compreensão Profunda) na compreensão de violência sexual e na proposição de soluções não restritivas : uma leitura de HQ com meninas autistas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura dialógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação sexual | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study explored the effectiveness of the LuDiCa method, an approach to dialogic reading
based on narrative functions, in enhancing the understanding of gender violence among
adolescent autistic girls. The research employed a single-subject design across three staggered
groups, utilizing the graphic novel Becoming Unbecoming by Una to foster discussions on
gender violence. The LuDiCa method (Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda)
incorporates strategic dialogic invitations based on identified narrative functions within the story,
aiming to deepen participants' comprehension of gender-related issues.The primary objectives
were to assess whether this method could help participants better understand the contingencies
leading to gender violence and reduce endorsements of 'negative solutions'—responses that
infringe on individual rights. Instead, the study aimed to promote 'positive solutions' that
emphasize collective action and structural change. Baseline assessments involved discussions
around short comic strips depicting various forms of gender violence to gauge initial
understanding and narrative function recognition. Results indicated that while participants could
accurately identify gender violence from the outset, significant improvements were observed in
understanding the underlying contingencies of such violence during the intervention. The
LuDiCa method facilitated a richer dialogue and analysis, shifting focus from individual
precautionary measures to broader societal solutions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|