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Título: Os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua e da força associativa sobre a metamemória
Autor(es): Morais, Gabriel Gauss de Moraes
Orientador(es): Castilho, Goiara Mendonça de
Assunto: Metacognição
Metamemória
Associação livre
Memória de reconhecimento
Data de publicação: 2-Dez-2024
Referência: MORAIS, Gabriel Gauss de Moraes. Os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua e da força associativa sobre a metamemória. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A capacidade de utilizar a cognição para avaliar e modificar a própria cognição, ou pensar sobre o pensar, é uma capacidade fundamental para que os seres humanos possam compreender melhor seus próprios atributos mentais, possibilidades e limites. Assim, a presente pesquisa visou avaliar o efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) e da força de associação semântica no monitoramento metamnemônico através da Tarefa de Julgamento de Aprendizagem (JOL). A ETCC consiste na estimulação elétrica do córtex cerebral, aumentando ou diminuindo a excitabilidade, capaz de gerar modulação em processos cognitivos, sobretudo na memória. Para verificar a influência da ETCC na metamemória, foi escolhida a região do córtex pré-frontal dorsolateral (CPFDL) para ser estimulada, dado que esta região está relacionada com a capacidade de monitoramento metamnemônico. Além da ETCC, buscou-se verificar se há influência da força de associação semântica (fraca ou forte) na metamemória. Assim sendo, participaram da presente pesquisa 40 participantes adultos saudáveis entre 18 a 35 anos, os quais foram submetidos à ETCC, anodal ou sham, enquanto realizavam uma tarefa de metamemória de cerca de 20 minutos com duas condições intra-sujeito (associação semântica fraca e associação semântica forte). Os resultados demonstram que não houve efeito da ETCC na metamemória, assim como não houve efeito de interação entre ETCC e força de associação semântica. Entretanto, foi demonstrado efeito na força de associação semântica na condição de associação semântica fraca, demonstrando que nessa condição os participantes apresentarem melhor acurácia metamnemônica. Posteriormente, foram analisado os efeitos da ETCC e da força de associação semântica na performance de recordação com pista dos JOLs, que demonstrou efeito da ETCC na recordação com pista no grupo anodal, assim como o efeito da força de associação semântica na condição de associação semântica forte. Os resultados sobre a ineficácia da ETCC no monitoramento metamnemônico corroboram alguns estudos anteriores, assim como o efeito demonstrado da ETCC e da força de associação semântica na performance de recordação com pista. Por fim, são sugeridas novas pesquisas para verificar a influência da ETCC e da força de associação semântica na metamemória.
Abstract: The ability to use cognition to evaluate and modify one's own cognition, or to think about thinking, is a fundamental capacity for human beings to better understand their own mental attributes, possibilities and limits. Therefore, this study aimed to evaluate the effect of transcranial direct current stimulation (tDCS) and semantic association strength on metamnemonic monitoring through the Judgment of Learning Task (JOL). The tDCS consists of electrical stimulation of the cerebral cortex, increasing or decreasing excitability, capable of modulating cognitive processes, especially memory. In order to verify the influence of tDCS on metamemory, the dorsolateral prefrontal cortex (DLPFC) was chosen to be stimulated, since this region is related to metamemory monitoring capacity. In addition to tDCS, the aim was to see if the strength of the semantic association (weak or strong) influenced metamemory. Therefore, 40 healthy adults aged between 18 and 35 took part in this study and underwent tDCS, anodal or sham, while performing a metamemory task lasting around 20 minutes with two intrasubject conditions (weak semantic association and strong semantic association). The results show that there was no effect of tDCS on metamemory, nor was there an interaction effect between tDCS and semantic association strength. However, there was an effect on the strength of semantic association in the weak semantic association condition, showing that in this condition the participants had better metamnemonic accuracy. Subsequently, the effects of tDCS and the strength of semantic association on JOLs' cue recall performance were analyzed, which showed an effect of tDCS on cue recall in the anodal group, as well as the effect of the strength of semantic association in the strong semantic association condition. The results on the ineffectiveness of tDCS in metamnemonic monitoring corroborate previous studies, as does the demonstrated effect of tDCS and strength of semantic association on cue recall performance. Finally, further research is suggested to verify the influence of tDCS and semantic association strength on metamemory.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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