Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Júlia Martins | - |
dc.contributor.author | Athayde, Ingrid Bleidão | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T21:06:10Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T21:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-26 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51078 | - |
dc.description.abstract | O ensino de ecologia é interdisciplinar e demanda dos alunos conhecimentos de outras áreas
da Biologia. Porém, devido ao tempo escasso e ao compromisso de encerrar o bimestre, o
professor não consegue abordar o conteúdo de forma completa e contextualizada para o
estudante. Como consequência, o aluno fica desmotivado e não dá a devida importância aos
assuntos referentes ao meio ambiente. Em virtude disso, este projeto propõe uma sequência
didática investigativa (SDI), de modo que o professor consiga abordar os conteúdos mais
relevantes da Biologia de maneira dinâmica. Esse produto educacional (SD) permite que o
discente participe das atividades de forma ativa e que possa relacionar os aspectos biológicos
com o seu cotidiano. Dessa forma, o aprendizado do conteúdo torna-se instigante e o
estudante passa a buscar informações que lhe interessam de modo autônomo. Durante a
pesquisa, os estudantes constroem modelos de biomas brasileiros com figuras da fauna e flora
de acordo com seus conhecimentos prévios; analisa notícias de plantas e animais
sobreviventes em ambientes desfavoráveis; buscam, por notícias, impactos ambientais que
ocorrem no mundo e registram impactos encontrados no entorno de sua cidade. Além disso,
elaboram o Diagrama de Ishikawa, o qual permite a identificação de causas e subcausas dos
impactos ambientais de modo hierarquizado. Os estudantes também encenam um
júri-simulado de um “tribunal”, desenvolvendo habilidades cognitivas de raciocínio rápido e
capacidade de convencimento. Por meio desta pesquisa, pretende-se que o aluno desenvolva
um senso crítico, e, consequentemente, conscientize outras pessoas pela bagagem de
conhecimentos que adquire. O envolvimento dos alunos acontece quando há a vontade da
descoberta, o que forma cidadãos independentes, participativos e solucionadores de
problemas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Biomas e seus impactos ambientais: uma proposta de ensino para o ensino médio por meio da abordagem investigativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | biomas brasileiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | impactos ambientais | pt_BR |
dc.subject.keyword | sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | abordagem investigativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Ecology teaching is interdisciplinary and requires students to have knowledge from other
areas of Biology. However, due to limited time and the commitment to end the two-month
period, the teacher is unable to address the content in a complete and contextualized way for
the student. As a consequence, the student becomes unmotivated and does not give due
importance to issues relating to the environment. As a result, this project proposes an
investigative didactic sequence (SDI), so that the teacher can approach the most relevant
content in Biology in a dynamic way. This educational product (SD) allows students to
actively participate in activities and relate biological aspects to their daily lives. In this way,
learning the content becomes intriguing and the student begins to seek information that
interests him independently. During the research, students build models of Brazilian biomes
with figures of fauna and flora according to their previous knowledge; analyzes news of
plants and animals surviving in unfavorable environments; They search for news about
environmental impacts that occur around the world and record impacts found around their
city. Furthermore, they develop the Ishikawa Diagram, which allows the identification of
causes and sub-causes of environmental impacts in a hierarchical manner. Students also
role-play a mock “court” jury, developing quick-thinking cognitive skills and the ability to
convince. Through this research, it is intended that the student develops a critical sense, and,
consequently, makes other people aware of the knowledge they acquire. Student involvement
happens when there is a desire for discovery, which forms independent, participatory and
problem-solving citizens. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.unidade | Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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