Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Ricardo José Dourado | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Roberto Gilson Cardoso de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T20:42:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T20:42:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Roberto Gilson Cardoso de. Trajetórias de iniciação a clarineta de crianças de seis a dez anos. 2024. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51217 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa descreve os processos de aprendizagem da clarineta na terceira
infância, assim como os fatores determinantes para a construção da aprendizagem instrumental
de crianças, levando em conta suas capacidades físicas. A Clarineta em Si Bemol é o modelo
tradicionalmente utilizado na inicialização ao estudo do instrumento, seu peso e tamanho são
incompatíveis na iniciação instrumental de crianças na terceira infância. Com foco na
aprendizagem instrumental e utilizando quatro instrumentos de proporções diversas, propõe-se
uma sequência de utilização de forma a atender às necessidades ergonômicas das crianças. Os
processos de aprendizagem da clarineta estão relacionados à emissão do som, manuseio do
instrumento, equilíbrio e sustentação. Este estudo de caso contou com três participantes que
iniciaram seus estudos na clarineta com instrumentos de menores proporções, avançando para
clarinetas maiores à medida que suas condições físicas e motoras os permitissem. A análise dos
resultados foi realizada a partir das observações de aulas, vídeos e entrevistas. Foi constatada a
evolução das crianças no estudo da clarineta e a viabilidade da utilização de clarinetas de
tamanhos diferentes durante o ensino do instrumento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trajetórias de iniciação a clarineta de crianças de seis a dez anos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - criançasMúsica - instrução e estudo - infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iniciação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clarinete | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trajetórias educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research describes the processes of learning the clarinet in third childhood,
as well as the determining factors for the construction of instrumental learning to children,
considering their physical capabilities. The B-flat clarinet is the model traditionally used to
initiate the study of the instrument, its weight and size are incompatible in the instrumental
initiation of children in their third childhood. Focusing on instrumental learning and using four
instruments of different proportions, a sequence of use is proposed to meet the ergonomic needs
of children. The clarinet learning processes are related to sound emission, instrument handling,
balance and sustain. This case study included three participants who began their studies on the
clarinet with smaller instruments, progressing to larger clarinets as their physical and motor
conditions allowed. The analysis of the results was carried out based on observations of classes,
videos and interviews. The children's progress in studying the clarinet and the feasibility of
using clarinets of different sizes when teaching the instrument were noted. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|