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RobertoGilsonCardosoDeOliveira_DISSERT.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFreire, Ricardo José Douradopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Roberto Gilson Cardoso dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T20:42:19Z-
dc.date.available2024-12-17T20:42:19Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.date.submitted2024-04-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Roberto Gilson Cardoso de. Trajetórias de iniciação a clarineta de crianças de seis a dez anos. 2024. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51217-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa descreve os processos de aprendizagem da clarineta na terceira infância, assim como os fatores determinantes para a construção da aprendizagem instrumental de crianças, levando em conta suas capacidades físicas. A Clarineta em Si Bemol é o modelo tradicionalmente utilizado na inicialização ao estudo do instrumento, seu peso e tamanho são incompatíveis na iniciação instrumental de crianças na terceira infância. Com foco na aprendizagem instrumental e utilizando quatro instrumentos de proporções diversas, propõe-se uma sequência de utilização de forma a atender às necessidades ergonômicas das crianças. Os processos de aprendizagem da clarineta estão relacionados à emissão do som, manuseio do instrumento, equilíbrio e sustentação. Este estudo de caso contou com três participantes que iniciaram seus estudos na clarineta com instrumentos de menores proporções, avançando para clarinetas maiores à medida que suas condições físicas e motoras os permitissem. A análise dos resultados foi realizada a partir das observações de aulas, vídeos e entrevistas. Foi constatada a evolução das crianças no estudo da clarineta e a viabilidade da utilização de clarinetas de tamanhos diferentes durante o ensino do instrumento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrajetórias de iniciação a clarineta de crianças de seis a dez anospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - criançaspt_BR
dc.subject.keywordMúsica - criançasMúsica - instrução e estudo - infanto-juvenilpt_BR
dc.subject.keywordIniciação musicalpt_BR
dc.subject.keywordClarinetept_BR
dc.subject.keywordTrajetórias educacionaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research describes the processes of learning the clarinet in third childhood, as well as the determining factors for the construction of instrumental learning to children, considering their physical capabilities. The B-flat clarinet is the model traditionally used to initiate the study of the instrument, its weight and size are incompatible in the instrumental initiation of children in their third childhood. Focusing on instrumental learning and using four instruments of different proportions, a sequence of use is proposed to meet the ergonomic needs of children. The clarinet learning processes are related to sound emission, instrument handling, balance and sustain. This case study included three participants who began their studies on the clarinet with smaller instruments, progressing to larger clarinets as their physical and motor conditions allowed. The analysis of the results was carried out based on observations of classes, videos and interviews. The children's progress in studying the clarinet and the feasibility of using clarinets of different sizes when teaching the instrument were noted.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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