Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barroso, Eloisa Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Sarmento, Layra de Sousa Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T18:01:43Z | - |
dc.date.available | 2024-12-26T18:01:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-25 | - |
dc.identifier.citation | SARMENTO, Layra de Sousa Cruz. “Bandido não, eu tomo pelas armas!” Estudo sobre o cangaço, sertão e o banditismo nordestino (1890-1940). 2024. 177 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51247 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta uma análise sobre o fenômeno do Cangaço que surgiu no Sertão
Nordestino brasileiro, enquanto um movimento de contestação às estruturas do Estado e
da sociedade vigentes em fins do século XIX e início do século XX. O Cangaço, longe
de ser considerado um movimento exclusivamente criminoso, possuía motivações
políticas e sociais para suas ações. O Cangaço sob essa perspectiva, foi analisado por
meio de alguns aspectos elementares da constituição da cultura nordestina. A ideia de
Sertão como beira mundo, possibilita a compreensão de um imaginário criativo, inventivo
e de resistência que permite, a desconstrução das interpretações de exclusiva precariedade
sertaneja. A Literatura de Cordel desempenha um papel fundamental na propagação de
narrativas sobre o Cangaço, que vão na contração do discurso que criminaliza o fenômeno
cangaceiro. Os periódicos também desempenham uma função crucial, na disseminação
de narrativas que responsabilizam o Cangaço como principal agente das mazelas sociais
do Sertão. A análise desses diferentes discursos, pelo viés do silenciamento, possibilitou
o entendimento da desresponsabilização do Estado pelas situações de miserabilidade
sertaneja e como o aparelhamento das instituições Estatais se tornou responsável, pela
descrença dos sertanejos das ações governamentais. À medida que a inação do governo
afastava o povo, este, se aproximava dos cangaceiros pois, naquele contexto, o Cangaço
simbolizava a contestação política e uma forma de justiça paralela que conseguia fazer
reparações. Mediante a análise desses discursos, é agregado mais uma camada de sentido
ao conceito de Banditismo Social, pelo fato de ter que se levar em consideração que, o
estabelecimento de alianças entre grupos dominadores e cangaceiros, não era uma ação
unilateral por parte dos cangaceiros, o Estado possuía interesses políticos nessa relação.
Acessar outros regimes de verdade sobre o fenômeno do Cangaço, se tornou profícuo
sobretudo por ter privilegiado a perspectiva do povo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Bandido não, eu tomo pelas armas!” : estudo sobre o cangaço, sertão e o banditismo nordestino (1890-1940) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cangaço | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject.keyword | Silenciamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Revistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sertão - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation analyzes the phenomenon of Cangaço that emerged in the Brazilian
Northeastern Sertão, as a movement of contestation against the structures of the State and
society in force at the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. Cangaço,
far from being considered an exclusively criminal movement, had political and social
motivations for its actions. Cangaço from this perspective was analyzed through some
elementary aspects of the constitution of northeastern culture. The idea of Sertão as a world
border enables the understanding of a creative, inventive, and resistant imaginary that allows
the deconstruction of interpretations of exclusive sertanejo precariousness. Cordel Literature
plays a fundamental role in the propagation of narratives about Cangaço, contradicting the
discourse that criminalizes the cangaceiro phenomenon. The newspapers also play a crucial role
in disseminating narratives that blame Cangaço as the main agent of the social ills of the Sertão.
The analysis of these different discourses, from the perspective of silencing, made it possible
to understand the State's lack of responsibility for the situations of poverty in the Sertão and
how the rigging of State institutions became responsible for the disbelief of the Sertão's
residents in government actions. As the government's inaction alienated the people, they
became closer to the cangaceiros because, in that context, Cangaço symbolized political protest
and a form of parallel justice that managed to make reparations. Through the analysis of these
speeches, another layer of meaning is added to the concept of Social Banditry, since it must be
considered that the establishment of alliances between dominant groups and cangaceiros was
not a unilateral action on the part of the cangaceiros, the State had political interests in this
relationship. Accessing other regimes of truth about the phenomenon of Banditry became
fruitful, especially because it privileged the people's perspective. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|