http://repositorio.unb.br/handle/10482/51260
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
SaskiaVossenaarBrito_DISSERT.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Redesenho do trabalho de aproximação e evitação: evidências de validade da escala, desenvolvimento e teste de uma intervenção |
Autor(es): | Brito, Sáskia Vossenaar |
Orientador(es): | Porto, Juliana Barreiros |
Assunto: | Redesenho do trabalho Redesenho de aproximação Redesenho de evitação Validação de escala Intervenção organizacional |
Data de publicação: | 27-Dez-2024 |
Data de defesa: | 29-Mai-2024 |
Referência: | BRITO, Sáskia Vossenaar. Redesenho do trabalho de aproximação e evitação: evidências de validade da escala, desenvolvimento e teste de uma intervenção. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O objetivo geral desta dissertação foi contribuir para aplicação no Brasil da perspectiva teórica de aproximação-evitação de redesenho do trabalho. Para tanto, o Artigo 1 teve como objetivo adaptar e coletar evidências iniciais de validade da Escala de Redesenho do Trabalho de Aproximação-Evitação (ERTAE), que une as duas principais perspectivas teóricas. Foram conduzidas as etapas de tradução e adaptação, coleta de evidências de validade interna e por meio de comparações com medidas externas. Participaram 260 trabalhadores. Diferindo da teoria subjacente de 8 fatores, a análise fatorial exploratória resultou em uma estrutura bifatorial: Aproximação (α = 0,88) e Evitação (α = 0,82), com 33 itens. A nova escala apresentou evidências de validade convergente e de critério. A dimensão Aproximação correlacionou-se positivamente com engajamento (r = 0,56) e desempenho (r = 0,51), enquanto Evitação não demonstrou associações significativas com os resultados. O Artigo 2 teve como objetivo desenvolver e testar uma nova intervenção de acordo com a perspectiva teórica de aproximação-evitação. Participantes foram convidados a pensar em como aumentar recursos e reduzir demandas tendo como base cada dimensão da teoria seminal (tarefas, relações, percepção). Visou-se aumentar comportamentos de aproximação, engajamento e desempenho e diminuir comportamentos de evitação em três sessões, totalizando 6 horas. O grupo intervenção foi composto por 25 trabalhadores e o controle por 27. A coleta ocorreu em três tempos. Após a intervenção, não houve aumento significativo em nenhuma das variáveis. No entanto, as avaliações de reação foram positivas, sugerindo que melhorias podem ser implementadas, como maior tempo de intervenção. |
Abstract: | The overarching goal of this dissertation is to contribute to the application of the approachavoidance job crafting theoretical perspective within the Brazilian context. Paper 1 aimed to adapt and collect initial validity evidence of the Approach-Avoidance Job Crafting Scale, which unites the two main theoretical perspectives. The phases of translation and adaptation were carried out, along with the collection of internal validity evidence and comparisons with external measures. 260 workers participated. Unlike the subjacent 8-factor theory, findings from exploratory factor analysis demonstrated that the most suitable structure was composed of two factors (α = .82 for Avoidance and α = .88 for Approach) and 33 items. The new scale showed evidence of convergent and criterion validity. Approach crafting was positively correlated with engagement (r = .56) and performance (r = .51), while Avoidance did not show a significant association with the outcomes. Paper 2 aimed to develop and test a new intervention based on approach-avoidance job crafting theoretical perspective. Participants were invited to think about how to increase resources and reduce demands based on each dimension of the seminal theory (tasks, relationships, perception). The purpose was to increase approach crafting behaviors, engagement and job performance and decrease avoidance crafting. The intervention group had 25 workers, while the control group had 27. There were three sessions, totaling 6 hours. Measurements took place in three stages. The intervention did not significantly change any variables. However, evaluations of the course were positive, indicating that improvements can be effective, such as longer intervention times. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.