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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Mário Césarpt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Solene Nobre dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-27T14:39:44Z-
dc.date.available2024-12-27T14:39:44Z-
dc.date.issued2024-12-27-
dc.date.submitted2024-09-12-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Solene Nobre de. Trabalho e reconhecimento no Serviço Público: múltiplas dimensões e múltiplos desafios. 2024. 312 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51261-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO reconhecimento no trabalho é um tema presente nas organizações públicas e privadas. Embora haja o interesse de parcela das instituições em desenvolver políticas e práticas de reconhecimento, esse tema ainda está longe de ser integrado às práticas de gestão das organizações e, quando está presente, não corresponde satisfatoriamente às expectativas e às necessidades dos trabalhadores. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo foi investigar a prática de reconhecimento no contexto organizacional de um órgão público do Distrito Federal e suas repercussões, na percepção dos trabalhadores, sobre a qualidade de vida no trabalho. A abordagem da Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT) é o referencial teórico dessa tese, que se centra nas representações dos trabalhadores a respeito do contexto de trabalho em que estão inseridos. Adotou-se o estudo de caso como delineamento qualitativo e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A análise de dados ocorreu pela categorização temática do conteúdo. Os resultados revelaram que os servidores desejam ser reconhecidos pelos benefícios atrelados ao reconhecimento e por considerá-lo um meio para se alcançar o sucesso na carreira profissional; no entanto, no lugar dos ganhos, quem é muito reconhecido acaba ficando sobrecarregado e sem poder mudar a lotação porque os gestores não dispensam quem é muito competente, situação que é nomeada pelos servidores de “punição por competência”. Salienta-se que o reconhecimento institucional, em muitos casos, é considerado injusto por não haver critérios transparentes da designação dos agraciados com as honrarias institucionais. Além disso, há o desvio do reconhecimento, em que se repassa o mérito de quem executou o trabalho para o chefe imediato e/ou superiores; bem como a desapropriação do reconhecimento, em que se retira a assinatura de quem produziu o trabalho, que passa a ser da instituição. Percebe-se ainda que o servidor executa o trabalho básico pelo salário que recebe; mas quando faz a mais é pelo reconhecimento. Dessa forma, o modo como o trabalho está organizado no serviço público e os aspectos que o envolvem impactam diretamente no reconhecimento dos servidores. A pesquisa gerou subsídios importantes para o órgão melhorar suas práticas gerenciais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrabalho e reconhecimento no Serviço Público: múltiplas dimensões e múltiplos desafiospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordServiço públicopt_BR
dc.subject.keywordReconhecimento no trabalhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Work recognition is a topic present in both public and private organizations. Although there is an interest from a portion of institutions to develop recognition policies and practices, this theme is still far from being integrated into organizational management practices, and when it is present, it does not adequately meet the expectations and needs of workers. Thus, the overall objective of this study was to investigate the practice of recognition in the organizational context of a public agency in the Federal District and its impact, as perceived by workers, on work-life quality. The theoretical framework for this thesis is the Activity Ergonomics Applied to Quality of Life at Work (AEA_QWL), which focuses on the representations that workers make regarding the work context in which they are embedded. A qualitative case study design was adopted, and semi-structured interviews were used as the data collection instrument. Data analysis was conducted through thematic content categorization. The results revealed that employees desire recognition for the benefits associated with it and for considering it a means to achieve success in their professional careers. However, instead of reaping the rewards, those who receive excessive recognition end up becoming overwhelmed and unable to change positions because managers do not want to let go of highly competent individuals. This situation is referred to by employees as "punishment for competence." It is noteworthy that institutional recognition, in many cases, is considered unfair due to the lack of transparent criteria for selecting recipients of institutional honors. Furthermore, there is a phenomenon of recognition diversion, where credit for work performed is transferred to immediate supervisors and/or superiors, as well as recognition expropriation, where the individual's authorship of the work is stripped away, and it becomes attributed solely to the institution. It is also observed that employees perform their basic duties for the salary they receive, but when they go further, it is for recognition. Thus, the way work is organized in the public service and the aspects surrounding it directly impact employee recognition. The research produced important subsidies for the institution to improve its management practices.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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