Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Mário César | pt_BR |
dc.contributor.author | Medeiros, Solene Nobre de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-27T14:39:44Z | - |
dc.date.available | 2024-12-27T14:39:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-12 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Solene Nobre de. Trabalho e reconhecimento no Serviço Público: múltiplas dimensões e múltiplos desafios. 2024. 312 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51261 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O reconhecimento no trabalho é um tema presente nas organizações públicas e privadas.
Embora haja o interesse de parcela das instituições em desenvolver políticas e práticas de
reconhecimento, esse tema ainda está longe de ser integrado às práticas de gestão das
organizações e, quando está presente, não corresponde satisfatoriamente às expectativas e às
necessidades dos trabalhadores. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo foi investigar a
prática de reconhecimento no contexto organizacional de um órgão público do Distrito
Federal e suas repercussões, na percepção dos trabalhadores, sobre a qualidade de vida no
trabalho. A abordagem da Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no
Trabalho (EAA_QVT) é o referencial teórico dessa tese, que se centra nas representações dos
trabalhadores a respeito do contexto de trabalho em que estão inseridos. Adotou-se o estudo
de caso como delineamento qualitativo e a entrevista semiestruturada como instrumento de
coleta de dados. A análise de dados ocorreu pela categorização temática do conteúdo. Os
resultados revelaram que os servidores desejam ser reconhecidos pelos benefícios atrelados
ao reconhecimento e por considerá-lo um meio para se alcançar o sucesso na carreira
profissional; no entanto, no lugar dos ganhos, quem é muito reconhecido acaba ficando
sobrecarregado e sem poder mudar a lotação porque os gestores não dispensam quem é muito
competente, situação que é nomeada pelos servidores de “punição por competência”.
Salienta-se que o reconhecimento institucional, em muitos casos, é considerado injusto por
não haver critérios transparentes da designação dos agraciados com as honrarias
institucionais. Além disso, há o desvio do reconhecimento, em que se repassa o mérito de
quem executou o trabalho para o chefe imediato e/ou superiores; bem como a desapropriação
do reconhecimento, em que se retira a assinatura de quem produziu o trabalho, que passa a
ser da instituição. Percebe-se ainda que o servidor executa o trabalho básico pelo salário que
recebe; mas quando faz a mais é pelo reconhecimento. Dessa forma, o modo como o trabalho está organizado no serviço público e os aspectos que o envolvem impactam diretamente no
reconhecimento dos servidores. A pesquisa gerou subsídios importantes para o órgão
melhorar suas práticas gerenciais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trabalho e reconhecimento no Serviço Público: múltiplas dimensões e múltiplos desafios | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de vida no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reconhecimento no trabalho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Work recognition is a topic present in both public and private organizations. Although there
is an interest from a portion of institutions to develop recognition policies and practices, this
theme is still far from being integrated into organizational management practices, and when it
is present, it does not adequately meet the expectations and needs of workers. Thus, the
overall objective of this study was to investigate the practice of recognition in the
organizational context of a public agency in the Federal District and its impact, as perceived
by workers, on work-life quality. The theoretical framework for this thesis is the Activity
Ergonomics Applied to Quality of Life at Work (AEA_QWL), which focuses on the
representations that workers make regarding the work context in which they are embedded. A
qualitative case study design was adopted, and semi-structured interviews were used as the
data collection instrument. Data analysis was conducted through thematic content
categorization. The results revealed that employees desire recognition for the benefits
associated with it and for considering it a means to achieve success in their professional
careers. However, instead of reaping the rewards, those who receive excessive recognition
end up becoming overwhelmed and unable to change positions because managers do not
want to let go of highly competent individuals. This situation is referred to by employees as
"punishment for competence." It is noteworthy that institutional recognition, in many cases,
is considered unfair due to the lack of transparent criteria for selecting recipients of
institutional honors. Furthermore, there is a phenomenon of recognition diversion, where
credit for work performed is transferred to immediate supervisors and/or superiors, as well as
recognition expropriation, where the individual's authorship of the work is stripped away, and
it becomes attributed solely to the institution. It is also observed that employees perform their
basic duties for the salary they receive, but when they go further, it is for recognition. Thus,
the way work is organized in the public service and the aspects surrounding it directly impact employee recognition. The research produced important subsidies for the institution to
improve its management practices. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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