Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mari, Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Pouso, Dário Andrés da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T20:29:39Z | - |
dc.date.available | 2025-01-10T20:29:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | POUSO, Dário Andrés da Silva. A escuela del Sur de Torres-García e a utopia da pátria grande. 2024. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51327 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisou as relações entre a obra "América Invertida" e o lema
"Nuestro Norte es el Sur", de Joaquín Torres-García, em suas conexões com a
utopia da Pátria Grande na versão bolivariana da primeira década deste século.
Através da biografia do artista uruguaio, buscou-se analisar o percurso da
elaboração teórica e plástica de sua obra, contemplando as principais fases e
influências estéticas recebidas pelo autor, desde a concepção do universalismo
construtivo até a formulação final da unificação cultural latino-americana concebida
pela Escuela del Sur. Também foram historiadas a evolução da ideologia bolivariana
e a utopia da Pátria Grande. Buscou-se verificar convergências entre as proposições
da Escuela del Sur, a utopia da Pátria Grande e o bolivarianismo chavista.
Procedeu-se à análise de fontes primárias, como textos e obras de Torres-García,
discursos políticos, cartas e manifestos de personagens históricos relevantes
associados ao longo processo de descolonização e integração regional; examinouse a incorporação do lema da Escuela del Sur ao slogan da Telesur TV, à vinheta da
emissora e aos discursos de Hugo Chávez. Constatou-se que a imagem e o texto do
lema de Torres-García facilitaram a disseminação do ideário bolivariano chavista;
que após a morte de Chávez, a presença do lema da Escuela del Sur desapareceu
gradualmente na medida que o protagonismo geopolítico venezuelano sucumbiu
após a posse de Nicolás Maduro; que no processo de descolonização da América
Latina, criatividade-arte-política constituem um sincretismo revolucionário próprio da
história da descolonização latino-americana; que está em curso uma transição da
vigência conceitual e utilização da América Invertida e da máxima “Nuestro Norte es
el Sur”, do paradigma bolivariano chavista para o atual contexto de consolidação dos
debates em torno às epistemologias do Sul e de instituição de fóruns defensores de
um Sul Global. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A escuela del Sur de Torres-García e a utopia da pátria grande | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Garcia, Joaquín Torres, 1874-1949 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Chávez Frías, Hugo, 1954-2013 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bolivarianismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bolívia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzed the relations between the work "América Invertida"
and its corresponding motto, "Nuestro Norte es el Sur," by Joaquín Torres-García, in
their connections with the utopia of the Great Homeland in the Bolivarian version of
the first decade of this century. Through the biography of the Uruguayan artist, the
aim was to analyze the trajectory of the theoretical and plastic elaboration of his
work, contemplating the main phases and aesthetic influences received by the
author, from the conception of constructive universalism to the final formulation of the
Latin American cultural unification conceived by the Escuela del Sur. The evolution of
Bolivarian ideology and the utopia of the Great Homeland were also recounted. The
aim was to verify convergences between the propositions of the Escuela del Sur, the
utopia of the Great Homeland, and Chavista Bolivarianism. Primary sources such as
texts and works by Torres-García, political speeches, letters, and manifestos of
relevant historical figures associated with the long process of decolonization and
regional integration were analyzed; the incorporation of the motto of the Escuela del
Sur into the slogan of Telesur TV, the channel's vignette, and Hugo Chávez's
speeches were examined. It was noted that the image and text of Torres-García's
motto facilitated the dissemination of Chavista Bolivarian ideology; that after
Chávez's death, the presence of the motto of the Escuela del Sur gradually
disappeared as Venezuelan geopolitical protagonism waned following Nicolás
Maduro's assumption of power; that in the process of decolonization of Latin
America, creativity, art, and politics constitute a revolutionary syncretism inherent to
the history of Latin American decolonization; that there is an ongoing transition from
the conceptual validity and use of "América Invertida" and the maxim "Nuestro Norte
es el Sur," from the Chavista Bolivarian paradigm to the current context of
consolidating debates around Southern epistemologies and the establishment of
forums defending a Global South. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|