http://repositorio.unb.br/handle/10482/51366
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Título: | Educação contextualizada da escuta : uma etnografia da formação de psicólogos-psicoterapeutas a partir do Sankofa, grupo de estágio e serviço de psicoterapia para universitários negros |
Autor(es): | Araújo, João Paulo Siqueira de |
Orientador(es): | Fleischer, Soraya Resende |
Assunto: | Relações raciais Saúde mental Antropologia da ciência Antropologia da saúde Serviço de saúde |
Data de publicação: | 15-Jan-2025 |
Data de defesa: | 15-Ago-2024 |
Referência: | ARAÚJO, João Paulo Siqueira de. Educação Contextualizada da Escuta: Uma etnografia da formação de psicólogos-psicoterapeutas a partir do Sankofa, grupo de estágio e serviço de psicoterapia para universitários negros. 2024. 213 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender a formação de psicólogos-psicoterapeutas para o atendimento de demandas raciais na clínica psicológica. A partir de uma etnografia posicionada junto ao Sankofa, um grupo de estágio e serviço de psicoterapia para universitários negros, em funcionamento numa universidade do centro-oeste brasileiro, conjugo teorias, documentos, observação participante, entrevistas e o diário de campo para caracterizar a história, funcionamento e as estratégias formativas do grupo. Com trabalho de campo entre abril e dezembro de 2023, discuto documentos que orientaram a formação institucional vivida pelas interlocutoras, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em psicologia (DCN), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), ementas e currículo, delineadas e aplicadas por um quadro docente composto por mais de 90% de pessoas brancas sem expertise nas relações étnico-raciais, o que esculpiu uma formação descontextualizada socioculturalmente, e, portanto, desracializada, em termos ontoepistêmicos e praxiológicos. Na observação participante das reuniões de supervisão, grupo de estudos e atividades do Sankofa, foram frequentes os obstáculos impostos pela Clínica-Escola para o seu pleno funcionamento, instituição na qual o grupo funcionava. Os obstáculos identificados se deram nos termos de vigilância, deslisura e arbitrariedades que culminaram no encerramento do grupo de estágio pela segunda vez em sua história, indicativo do racismo institucional. Fricções essas que sinalizaram sobre a intencionalidade da Instituição e das pessoas que a fazem, denotando suas concepções sobre Ciência, Saúde, Racismo, Cuidado e Ética. Ao mesmo tempo, na conjunção das entrevistas, foi possível caracterizar os itinerários formativos propostos pelo Sankofa para formar profissionais atentos à demanda racial em psicoterapia, através da paridade racial, do letramento racial e das supervisões, como um processo de educação da escuta respondente às demandas materiais e simbólicas da maioria da sociedade brasileira, consoante à ética profissional. |
Abstract: | The aim of this research was to understand the training of psychologists-psychotherapists to meet racial demands in the psychological clinic. From an ethnography positioned at Sankofa, an internship group and psychotherapy service for black university students, operating at a university in central-western Brazil, I combine theories, documents, participant observation, interviews and a field diary to characterize the history, functioning and training strategies of the group. With fieldwork between April and December 2023, I discuss documents that guided the institutional training experienced by the interlocutors, such as the National Curriculum Guidelines for undergraduate courses in psychology (DCN), the Course Pedagogical Project (PPC), syllabuses and curriculum, outlined and applied by a teaching staff made up of more than 90% white people with no expertise in ethnic-racial relations, which sculpted a socioculturally decontextualized and therefore de-racialized education in onto-epistemic and praxeological terms. During participant observation of supervision meetings, study groups and Sankofa activities, the obstacles imposed by the Clínica-Escola, the institution in which the group worked, were frequent. The obstacles identified were in terms of surveillance, misconduct and arbitrariness that culminated in the closure of the internship group for the second time in its history, indicative of institutional racism. These frictions signaled the intentionality of the institution and the people who make it up, denoting their conceptions of science, health, racism, care and ethics. At the same time, in the conjunction of the interviews, it was possible to characterize the training itineraries proposed by Sankofa to train professionals who are attentive to racial demands in psychotherapy, through racial parity, racial literacy and supervisions, as a process of listening education that responds to the material and symbolic demands of the majority of Brazilian society, in line with professional ethics. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Antropologia (ICS DAN) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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