Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lignelli, César | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendonça, Gabriel Coelho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T18:09:45Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T18:09:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-17 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Gabriel Coelho. Dramaturgia Cômico-Acrobática: a Acrobacia Circense em evidência. 2024. 204 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51387 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Por meio da pergunta “Como um excêntrico-acrobático faz para gerar risos
através do movimento acrobático, e o que isso pode revelar sobre os
números acrobáticos virtuosísticos?”, o presente trabalho se propõe a
investigar a Dramaturgia Acrobática Circense, uma dramaturgia que provoca
uma amálgama entre a Comicidade e a Acrobacia Circense, em um estudo
de caso. O desenho da pesquisa nasce do levantamento das produções
bibliográficas que cruzam os termos Dramaturgia, Acrobacia e Circo, que
revela uma predominância de estudos acerca das Dramaturgias do CircoTeatro e das Dramaturgias Cômico Circenses. Já as publicações que se
referem à Acrobacia Circense, para além de um número reduzido,
apresentam uma hegemonia de trabalhos que se debruçam sobre a criação
de dramaturgias híbridas entre a Acrobacia Circense e outras linguagens das
artes da cena. Em processos que buscam metaforizar, ressignificar ou ocultar
o risco e a dificuldade acrobática. Tratando, assim, a acrobacia como um
técnica subordinada a uma outra linguagem para a criação de dramaturgias
que excluam os "adjetivos circenses". Este cenário bibliográfico produz uma
série de generalizações reducionistas acerca da Acrobacia Circense,
demandando um estudo empírico a fim de ampliar o imaginário acadêmico
acerca do fazer acrobático circense. A pesquisa revela uma dramaturgia na
qual a partir de roteiro acrobático se desenrolam uma série de jogos
interativos e de improviso com a audiência. Uma dramaturgia que transita do
cômico ao virtuosístico, e tem como força motriz o risco e a dificuldade
acrobática. O estudo aponta para o fato de que a acrobacia faz piada.
Afirmando, assim, que a acrobacia tem plasticidade suficiente para transitar
entre o grotesco e o sublime. O estudo traça uma série de paralelos entre as
Dramaturgias Acrobáticas Circenses e as Dramaturgias Cômicos Circenses,
demonstrando que palhaços e acrobatas não são tão diferentes como a
bibliografia costuma apresentar. Através destes paralelos, o trabalho propõe
termos e conceitos como Vender o Truque, para o acróbata o equivalente ao
conceito de Agradar para os palhaços. Propõe ainda, os conceitos de Jogo
Acrobático Circense e de Tempo Acrobático Circense. Assim como a
diferenciação entre os conceitos de Proeza Acrobática e Movimento
Acrobático, em que o primeiro conceito inclui o segundo, mas não se encerra
nele. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dramaturgia cômico-acrobática : a acrobacia circense em evidência | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Circos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dramaturgia cômico-acrobática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Virtuosidade acrobática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Riscos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Through the question: “What does an eccentric-acrobatic performer do to
generate laughter through the acrobatic movement, and what can this reveal
about virtuosic acrobatic acts?”, the present work propose itself to investigate
the Circus Acrobatic Dramaturgy, a dramaturgy that provokes an amalgam
between Comicality and Circus Acrobatics, in an study case. The research
design arises from the survey of the bibliographic productions that cross the
terms Dramaturgy, Acrobatics and Circus, which reveals a predominance of
studies on Circus-Theater Dramaturgies and Circus Comic Dramaturgies.
Publications that refer to Circus Acrobatics, in addition to being significantly
smaller in number, present a hegemony of works that focus on the creation of
hybrid dramaturgies between Circus Acrobatics and other languages of the
performing arts. In processes that seek to metaphorize, resignify or hide the
risk and difficulty of acrobatics. Thus, treating acrobatics as a technique
subordinated to another scenic language for the creation of dramaturgies that
exclude the "circus adjectives”. This bibliographic scenario produces a series
of reductionist generalizations about Circus Acrobatics, demanding an
empirical study in order to expand the academic imaginary about circus
acrobatic practice. The research reveals a dramaturgy in which, from an
acrobatic script, a series of interactive and improvised games unfold with the
audience. A dramaturgy that transit from the comical to the virtuosic and that
has as its driving for the risk and acrobatic difficulty. The study points to the
fact that acrobatics makes jokes. Affirming, in this way, that acrobatics has
enough plasticity to transit between the grotesque and the sublime. The study
draws a series of parallels between Circus Acrobatic Dramaturgies and Circus
Comic Dramaturgies, demonstrating that clowns and acrobats are not as
different as the bibliography usually presents. Through these parallels, the
work proposes terms and concepts such as Selling the Trick, to the acrobat
the equivalent of the concept of Pleasing the Audience for clowns. Yet
proposes the concepts of Circus Acrobatic Game and Circus Acrobatic Time.
As well as the differentiation between the concepts of Acrobatic Prowess and
Acrobatic Movement, where the first concept includes the second, but is not
limited to it. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|