http://repositorio.unb.br/handle/10482/51391
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ManuCasteloBrancoDeOliveiraCardoso_TESE.pdf | 3,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Bololôs, armários, moitas e ruínas : apontamentos sobre comicidade e dissidência |
Autor(es): | Cardoso, Manu Castelo Branco de Oliveira |
Orientador(es): | Medeiros, Maria Beatriz de |
Assunto: | Drag queen Dissidências Comicidade Palhaçaria |
Data de publicação: | 16-Jan-2025 |
Data de defesa: | 12-Set-2024 |
Referência: | CARDOSO, Manu Castelo Branco de Oliveira. Bololôs, armários, moitas e ruínas: apontamentos sobre comicidade e dissidência. 2024. 277 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho investiga, perambula, por moitas e ruínas, onde emaranham-se práticas artísticas diversas, especialmente no tocante a ritos pagãos, a ópera, a commedia dell´arte, palhaçaria, e à arte drag,seus contextos e correlatos espetaculares. Os apontamentos levantados se dão não em função de um estudo comparativo entre as supracitadas linguagens artísticas ou em relação a suas perspectivas históricas tópicas, contrapondo dados, informações, autores ou outros. O trabalho intenta ‘dar uma busca’ visando entrelaçar situações, pessoas, grupos, máscaras, estéticas, figuras, personagens, criações cênicas, identidades e comunidades que suportem dizer respeito a percursos queer, ou dissidentes, dentro da perspectiva da produção de repertórios que estejam agrupadas, absoluta ou tangencialmente, como integrante das artes cômicas. O trabalho fala ainda da iteração entre criatura e criador, desde práticas onde a essas partes se fundem, e confundem, de maneira heterônoma, gerando identidades, ‘desindentidades’, subjetividades, esquetes, cenas ou outras produções culturais e artísticas. Trata-se, pois, de uma pesquisa onde paralelismos, parecenças e paródias dão a base para aproximações simbólicas e estéticas, discutindo questões de gênero desde a lente da comicidade contemporânea e ancestral, e gerando uma rede discursiva que entrelaça seus diversos temas desde a relações entre comicidades, palhaçarias, identidade e dissidências. |
Abstract: | This work investigates, wanders, through thickets and ruins, where diverse artistic practices intertwine, especially with regard to pagan rites, opera, commedia dell'arte, clowning and drag art, their contexts and artistic correlates. The notes raised are not based on a comparative study between the aforementioned artistic languages or in relation to topical historical perspectives, comparing data, information, authors or others. The work intends to 'give a search' aiming to bring together situations, people, groups, masks, aesthetics, figures, characters, scenic creations, identities and communities that support queer or dissident paths, within the perspective of producing repertoires that are grouped, absolutely or tangentially, as part of the comic arts. The work also talks about the iteration between creature and creator, from practices where these parts merge and confuse, in a heteronomous way, generating identities, 'disindentities', subjectivities, sketches, scenes or others cultural and artistic productions. It is, therefore, a research where parallels, similarities and parodies provide the basis for symbolic and aesthetic approaches, discussing gender issues from the lens of contemporary and ancestral comics, and generating a discursive network that interwines its diverse themes from relationhips between comedy, clowning, identity and dissent. |
Resumen: | Este trabajo investiga, deambula, a través de matorrales y ruinas, donde se entrelazan diversas prácticas artísticas, especialmente en lo que respecta a los ritos paganos, la ópera, la commedia dell'arte, el clown y el arte drag y sus contextos e sus correlatos espetaculares. Las notas planteadas no se basan en un estudio comparativo entre los lenguajes artísticos antes mencionados ni en relación con perspectivas históricas de actualidad, comparando datos, información, autores u otros. El trabajo pretende 'dar una búsqueda' con el objetivo de reunir situaciones, personas, grupos, máscaras, estéticas, figuras, personajes, creaciones escénicas, identidades y comunidades que sustentan caminos queer o disidentes, en la perspectiva de producir repertorios que se agrupen, absoluta o tangencialmente, como parte de las artes del cómic. La obra también habla de la iteración entre criatura y creador, a partir de prácticas donde estas partes se fusionan y confunden, de forma heterónoma, generando identidades, 'desidentidades', subjetividades, bocetos, escenas u otras producciones culturales y artísticas. Se trata, por tanto, de una investigación donde los paralelismos, similitudes y parodias sientan las bases para abordajes simbólicos y estéticos, discutiendo cuestiones de género desde la óptica de la historieta contemporánea y ancestral, y generando uma red discursiva que entrelaza sus diversas temáticas desde las relaciones entre comicidade, payaseria, identidad e disidencia. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.