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dc.contributor.advisorVeloso, Jorge das Graçaspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Wily da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T18:09:48Z-
dc.date.available2025-01-16T18:09:48Z-
dc.date.issued2025-01-16-
dc.date.submitted2024-10-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Wily da Silva. Bloco Vai-Quem-Quer: adentrando a fresta e refazendo a festa no carnaval de rua da Cidade Ocidental-GO. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51395-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo compreender as espetacularidades do bloco de carnaval de rua “Vai-Quem-Quer” de Cidade Ocidental - GO, a partir da noção transdisciplinar da Etnocenologia, buscando o diálogo com as Relações Étnico-Raciais. Esses diálogos estão contribuindo para um maior aprofundamento sobre o sentimento coletivo de pertença e para o fortalecimento da territorialidade cultural no município de Cidade Ocidental (GO), entorno periférico goiano do Distrito Federal. Para isso, lanço mão da Etnocenologia para perceber o movimento espetacular em sua dimensão estética, considerando primordialmente o reconhecimento dos aspectos pluriculturais e as singularidades dessa manifestação cultural. A pesquisa evidencia que o município é parte resultante das exclusões socioespaciais provocadas pela construção da Capital Federal, que gerou a relação antagônica entre centro e periferia. A falta de acesso a espaços culturais, educação e saúde de qualidade, bem como a ausência do carnaval ocidentalense na avenida, impulsionou os moradores da cidade a criarem, em 2014, um bloco carnavalesco em que se constituíram aspectos éticos-estéticos singulares que expressam suas identidades enquanto sujeitos da periferia geográfica brasiliense.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBloco Vai-Quem-Quer : adentrando a fresta e refazendo a festa no carnaval de rua da Cidade Ocidental-GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEtnocenologiapt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.keywordCarnaval de ruapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract2La presente disertación tiene como objetivo comprender las espectacularidades del grupo de carnaval callejero “Vai-Quem-Quer” de Cidade Ocidental - GO, desde la perspectiva transdisciplinaria de la Etnocenología, en diálogo con las Relaciones Étnico-Raciales. Estos diálogos están contribuyendo para una comprensión más profunda del sentimiento colectivo de pertenencia y para el fortalecimiento de la territorialidad cultural en la ciudad de Cidade Ocidental (GO), el entorno periférico del Distrito Federal de Goiás. Para ello, hago uso de la Etnocenología, para percibir el movimiento espectacular en su dimensión estética, considerando principalmente el concepto de alteridad, que reconoce los aspectos pluriculturales y las singularidades de cada manifestación cultural. La investigación muestra que el municipio es parte de las exclusiones socioespaciales provocadas por la construcción de la Capital Federal, que generó la relación antagónica entre centro y periferia. La falta de acceso a espacios culturales, educativos y de salud de calidad, así como la ausencia del carnaval occidental en la avenida, impulsó a los habitantes de la ciudad a crear, en 2014, una manzana carnavalesca en la que se constituyeron singulares aspectos ético-estéticos que expresan sus identidades como sujetos de la periferia geográfica de Brasilia.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Cênicas (IdA CEN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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