Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Viana, Dianne Magalhães | - |
dc.contributor.author | Bellingrodt, Mateus de Freitas Aviani | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T15:30:56Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T15:30:56Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.citation | BELLINGRODT, Mateus de Freitas Aviani. Design e psicologia: um estudo acerca dos processos criativos de designers. 2024. 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51437 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O seguinte estudo propõe discutir o caráter indisciplinar entre a psicologia e o design, trazendo
como foco da discussão a importância da criatividade como um dos elementos essenciais da
atividade do designer, assim como o fator psíquico evolutivo e adaptativo humano. Para o
aprofundamento dessa investigação foi criado um questionário online utilizando dois
instrumentos. Um para avaliar a percepção de designers sobre o processo de design e outro para
avaliar a percepção das barreiras à criatividade pessoal. O instrumento de processos de design
foi criado e elaborado baseado em recortes da literatura para a elaboração de categorias do
processo de design e o instrumento de barreiras à criatividade pessoal foi adaptado a partir de
uma pesquisa existente. Para as definições conceituais foi utilizada como principal abordagem
a visão histórico-cultural de Lev Vygotsky. Neste estudo são apresentados argumentos que
investigam o conceito de criatividade, perpassando por diversos campos interdisciplinares que
se relacionam de maneira direta e indireta com esse processo. Dessa forma, um dos propósitos
deste estudo se volta para compreender o amplo e complexo significado do conceito de
criatividade permitindo desconstruir noções e percepções de senso comum que interferem no
modo como os indivíduos avaliam suas potencialidades criativas. A partir dessas condições, é
demonstrado ao longo deste trabalho o valor e importância da criatividade e do design para o
desenvolvimento tecnológico, científico e evolutivo humano. Por meio dessa visão,
compreende-se o design como um tipo de processo criativo que ocorre por meio da atuação
humana transformando e alterando seu meio buscando soluções adequadas. O caráter
investigativo desta pesquisa de metodologia quantitativa obteve resultados estatisticamente
validados e de confiabilidade por meio da técnica de PLS-SEM. O modelo final demonstrou
que, para a amostra estudada, os construtos do instrumento de processos de design de
conhecimento e produtividade; organização e gerenciamento; planejamento e execução
obtiveram resultados adequados para os critérios de qualidade. Para o instrumento de barreiras
à criatividade pessoal os construtos de falta de motivação e inibição/timidez obtiveram os
critérios adequados de qualidade demonstrando uma relação de valência negativa para o
instrumento de processos de design. Os achados demonstram que as variáveis avaliadas
possuem 33% de coeficiente de determinação para o instrumento de processos de design. Por
fim foi realizada uma análise IPMA para discutir possíveis ações que promovam o bem-estar
de designers em seu processo de criação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Design e psicologia : um estudo acerca dos processos criativos de designers | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following study proposes to discuss the interdisciplinary nature between psychology and
design, focusing on the importance of creativity as one of the essential elements of a designer's
activity, as well as the evolutionary and adaptive human psychic factor. For the deepening of
this investigation, an online questionnaire was created using two instruments. One to evaluate
designers' perceptions of the design process and another to evaluate perceptions of personal
creativity barriers. The design process instrument was created and developed based on literature
excerpts to establish categories of the design process, and the personal creativity barriers
instrument was adapted from existing research. For the conceptual definitions, Lev Vygotsky's
historical-cultural approach was primarily used. This study presents arguments that investigate
the concept of creativity, traversing various interdisciplinary fields that relate directly and
indirectly to this process. Thus, one of the purposes of this study is to understand the broad and
complex meaning of the concept of creativity, allowing the deconstruction of common notions
and perceptions that interfere with how individuals assess their creative potential. Under these
conditions, this work demonstrates the value and importance of creativity and design for human
technological, scientific, and evolutionary development. Through this vision, design is
understood as a type of creative process that occurs through human action, transforming and
altering the environment to seek suitable solutions. The investigative nature of this quantitative
methodology research obtained statistically validated and reliable results through the PLS-SEM
technique. The final model showed that for the studied sample, the constructs of the design
process instrument of knowledge and productivity; organization and management; planning and
execution obtained adequate results for the quality criteria. For the personal creativity barriers
instrument, the constructs of lack of motivation and inhibition/shyness obtained adequate
quality criteria, demonstrating a negative valence relationship with the design process
instrument. The findings show that the evaluated variables have a 33% determination
coefficient for the design process instrument. Finally, an IPMA analysis was conducted to
discuss possible actions to promote designers' well-being in their creative process. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El siguiente estudio propone discutir el carácter interdisciplinario entre la psicología y el diseño,
enfocándose en la importancia de la creatividad como uno de los elementos esenciales de la
actividad del diseñador, así como en el factor psíquico evolutivo y adaptativo humano. Para
profundizar esta investigación, se creó un cuestionario en línea utilizando dos instrumentos.
Uno para evaluar la percepción de los diseñadores sobre el proceso de diseño y otro para evaluar
la percepción de las barreras a la creatividad personal. El instrumento del proceso de diseño fue
creado y desarrollado basado en extractos de la literatura para establecer categorías del proceso
de diseño, y el instrumento de barreras a la creatividad personal fue adaptado a partir de una
investigación existente. Para las definiciones conceptuales, se utilizó principalmente el enfoque
histórico-cultural de Lev Vygotsky. Este estudio presenta argumentos que investigan el
concepto de creatividad, atravesando varios campos interdisciplinarios que se relacionan directa
e indirectamente con este proceso. Así, uno de los propósitos de este estudio es comprender el
amplio y complejo significado del concepto de creatividad, permitiendo la deconstrucción de
nociones y percepciones comunes que interfieren en la forma en que los individuos evalúan su
potencial creativo. Bajo estas condiciones, este trabajo demuestra el valor y la importancia de
la creatividad y el diseño para el desarrollo tecnológico, científico y evolutivo humano. A través
de esta visión, se entiende el diseño como un tipo de proceso creativo que ocurre a través de la
acción humana, transformando y alterando el entorno para buscar soluciones adecuadas. El
carácter investigativo de esta investigación de metodología cuantitativa obtuvo resultados
estadísticamente validados y confiables a través de la técnica PLS-SEM. El modelo final mostró
que, para la muestra estudiada, los constructos del instrumento del proceso de diseño de
conocimiento y productividad; organización y gestión; planificación y ejecución obtuvieron
resultados adecuados para los criterios de calidad. Para el instrumento de barreras a la
creatividad personal, los constructos de falta de motivación e inhibición/timidez obtuvieron los
criterios de calidad adecuados, demostrando una relación de valencia negativa con el
instrumento del proceso de diseño. Los hallazgos muestran que las variables evaluadas tienen
un coeficiente de determinación del 33% para el instrumento del proceso de diseño. Finalmente,
se realizó un análisis IPMA para discutir posibles acciones que promuevan el bienestar de los
diseñadores en su proceso creativo. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|