Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maranhão, Ana Carolina Kalume | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Mateus Francisco | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T15:57:27Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T15:57:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-25 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Mateus Francisco. Metáfora sinestésica: uma proposta decolonial de diálogo entre objeto-espaço no design. 2024. 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51440 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Estudos Decoloniais ganharam importante destaque e relevância nas pesquisas em Design no Brasil, nos últimos dez anos, por
meio do ensino e da pesquisa advindos especialmente dos estudos
em Design que unem pesquisadores das Ciências Sociais de diferentes
Universidades da América Latina em torno da pesquisa sobre colonialismo e o pós-colonialismo nas Américas. O conceito de decolonialismo
aplicado ao Design expõe a centralidade do pensamento eurocêntrico
no ensino-aprendizagem em Design e seus impactos nas produções dos
discentes. A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar o funcionamento da metáfora sinestésica como proposta decolonial ao processo
criativo do designer e sua inserção no texto cultural presente nos estudos
advindos do campo da semiótica da cultura na região centro-oeste brasileira, especificamente no estado do Goiás. A pesquisa baseia-se em uma
análise sinestésica no Design relacionada às construções transdisciplinares como forma de desenvolvimento de um processo emancipatório
da retórica. São contextualizados o design e sua linguagem, a centralidade do repertório cultural na articulação do discurso e questionados os
conceitos de Modernidade, Modernização e Modernismo, onde o cânone eurocêntrico restringe o que é considerado design em produções do
sul global como sintoma das relações de poder pela cultura. A pesquisa
busca investigar, assim, epistemes locais ao designer goiano como forma
de emancipar sua produção de sentido. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metáfora sinestésica : uma proposta decolonial de diálogo entre objeto-espaço no design | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semiótica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Decolonial Studies has gained important prominence and relevance in Design research in Brazil in the last ten years, through teaching
and research, especially from Design studies that unite Social Science
researchers from different Universities in Latin America around research
on colonialism and postcolonialism in the Americas. The concept of decolonialism applied to Design exposes the centrality of Eurocentric thinking in the teaching-learning of Design and its impacts on the students’
productions. The present research aims to demonstrate the functioning of the synesthetic metaphor as a decolonial proposal to the creative
process of the designer and its insertion in the cultural text present in the
studies from the field of semiotics of culture in the middle-west region
of Brazil, specifically in the state of Goiás. The research is based on a
synesthetic analysis in Design related to transdisciplinary constructions
as a way of developing an emancipatory process of rhetoric. Design and
its language are contextualized, as well as the centrality of the cultural
repertoire in the articulation of discourse and the concepts of Modernity,
Modernization and Modernism are questioned, where the Eurocentric
canon restricts what is considered design in productions from the global south as a symptom of power relations through culture. The research
seeks to investigate, therefore, local epistemes to the designer from Goiás
as a way to emancipate his production of meaning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|