Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rossoni, Luciano | - |
dc.contributor.author | Miacci, João Lucas Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T16:50:25Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T16:50:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.citation | MIACCI, João Lucas Lopes. Em que medida o capital social da família e da escola mobiliza as diferentes formas de capital: um estudo multinível do desempenho escolar no ensino médio brasileiro. 2024. 71 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51445 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Investigar os fatores determinantes para o desempenho escolar vem sendo alvo de diversos
estudos nas últimas décadas em sociologia da educação. O objetivo deste estudo é descrever os
efeitos da mobilização do capital social da família e da escola nas demais formas de capital e
no desempenho escolar dos estudantes. A relevância do estudo reside em analisar não somente
a posse, mas também a mobilização do capital social, de modo a responder às perguntas: de que
forma o capital social, humano e econômico da família e da escola influencia no desempenho
dos estudantes? Quais são os efeitos da mobilização do capital social da família e da escola nas
demais formas de capital? Para isso, utilizou-se modelos de regressões multiníveis ponderados
pelo Inverse Mills Ratio e tendo como variável dependente a média de proficiência em língua
portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
de 2019. Os principais resultados indicam que o capital social da família atua como mobilizador
do capital humano e econômico dos pais, potencializando seus efeitos no desempenho escolar.
Já a mobilização do capital social da escola não alcançou significância estatística como
moderadora das características familiares. Constata-se também que a presença e a escolaridade
da mãe são mais relevantes para a melhoria do desempenho dos filhos em relação a presença e
a escolaridade do pai. Dessa forma, o estudo fornece dados relevantes para o debate educacional
e para o desenho de políticas públicas, especialmente àquelas voltadas para o fortalecimento do
efeito escola sobre o desempenho escolar a fim de romper com os ciclos de reprodução de
pobreza intergeracional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Em que medida o capital social da família e da escola mobiliza as diferentes formas de capital : um estudo multinível do desempenho escolar no ensino médio brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capital social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Investigating the determining factors for school performance has been the subject of several
studies in the sociology of education over the last decades. The objective of this study is to
describe the effects of the mobilization of family and school social capital on other forms of
capital and on students' school performance. The relevance of the study lies in analyzing not
only the possession, but also the mobilization of social capital, in order to answer the following
questions: how do family and school social, human, and economic capital influence student
performance? What are the effects of the mobilization of family and school social capital on
other forms of capital? To this end, multilevel regression models weighted by the Inverse Mills
Ratio were used and having as the dependent variable the average proficiency in Portuguese
and mathematics of students in the 2019 Brazilian Basic Education Assessment System (Saeb).
The main results indicate that family social capital acts as a mobilizer of parents' human and
economic capital, enhancing its effects on school performance. The mobilization of school
social capital did not reach statistical significance as a moderator of family characteristics. It
was also found that the presence and education of the mother are more relevant to improving
children's performance in relation to the presence and education of the father. Thus, the study
provides relevant data for the educational debate and for the design of public policies, especially
those aimed at strengthening the school effect on academic performance in order to break the
cycles of reproduction of intergenerational poverty. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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