Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliva, Anderson Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Quecuta, Tatiana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T21:04:00Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06T21:04:00Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-10 | - |
dc.identifier.citation | QUECUTA, Tatiana. Descolonizando a educação guineense. Do quanto de Amílcar Cabral e de Paulo Freire é feito o sistema educativo da Guiné-Bissau hoje? 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51497 | - |
dc.description.abstract | A Guiné-Bissau sofreu um violento e excludente processo de ocupação colonial por Portugal, acentuado
nas décadas finais do século XIX e por grande parte do século XX. Nesse período o país chegou a
experimentar um ensino de perspectiva eurocêntrica e colonial, que por muitos anos teve o propósito de
desafricanizar os guineenses, até que Amílcar Cabral e Paulo Freire resolveram fazer mudanças
significativas contrariando esse modelo de Educação do colonizador na Guiné-Bissau. Amílcar Cabral
e seus companheiros, durante a luta de libertação, iniciaram essas mudanças, primeiro nas zonas
libertadas, a partir de 1964, e depois da independência, já sem Cabral, com um projeto organizado por
Paulo Freire para descolonizar a educação guineense. De certa forma, a partir de 1976, Paulo Freire e a
sua equipe deram continuidade ao projeto de educação que Amílcar Cabral pensara para o país. Diante
dessa situação, o objetivo central deste trabalho foi investigar as contribuições de Amílcar Cabral e de
Paulo Freire no atual sistema educativo da Guiné-Bissau, identificando e analisando as grandes
convergências de suas ideias e algumas poucas divergências. Como questão de fundo, nossa pesquisa
observou ainda o quanto desse projeto de descolonização da educação guineense se mantém no presente.
Metodologicamente, é uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Para análise de
dados, baseia-se em análise de conteúdo. No final, observa-se que hoje o sistema educativo da GuinéBissau está se voltando sistematicamente para o modelo de ensino do colonizador português ou com
marcantes influentes eurocêntricas. Esta volta ao sistema de ensino do colonizador é detectada na maior
escola de formação de professores, a Escola Superior de Educação, Unidade Tchico Té, assim como nas
escolas do ensino básico e secundário do país. Perante este cenário, chega-se à conclusão de que é
necessário reestruturar o sistema educativo do país, libertando-se da perspectiva eurocêntrica que não
considera o contexto particular da Guiné-Bissau e a cultura guineense. Para isso, é necessário que as
mudanças comecem nas escolas de formação de professores e depois nas escolas do ensino básico e
secundário do país. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Descolonizando a educação guineense : do quanto de Amílcar Cabral e de Paulo Freire é feito o sistema educativo da Guiné-Bissau hoje? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guiné-Bissau - sistema educativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cabral, Amílcar, 1924-1973 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Guinea-Bissau suffered a violent and exclusionary process of colonial occupation by Portugal,
accentuated in the final decades of the 19th century and for much of the 20th century. During this period,
the country experimented with Eurocentric and colonial education, which for many years had the
purpose of de-Africanizing the Guineans, until Amílcar Cabral and Paulo Freire decided to make
significant changes, opposing this model of education of the colonizer in Guinea-Bissau. Amílcar Cabral
and his comrades, during the liberation struggle, initiated these changes, first in the liberated areas, from
1964, and after independence, without Cabral, with a project organized by Paulo Freire to decolonize
Guinean education. In a way, from 1976 onwards, Paulo Freire and his team continued the education
project that Amílcar Cabral had envisioned for the country. Given this situation, the central objective of
this work was to investigate the contributions of Amílcar Cabral and Paulo Freire to the current education
system in Guinea-Bissau, identifying and analyzing the major convergences of their ideas and a few
divergences. As a basic question, our research also looked at how much of this project to decolonize
Guinea-Bissau's education is maintained today. Methodologically, this is a qualitative bibliographical
and documentary study. Data analysis is based on content analysis. In the end, it was observed that today
Guinea-Bissau's education system is systematically turning towards the teaching model of the
Portuguese colonizer or with marked Eurocentric influences. This return to the colonizer's teaching
system can be detected in the largest teacher training school, the Escola Superior de Educação, Unidade
Tchico Té, as well as in the country's primary and secondary schools. Against this backdrop, we come
to the conclusion that it is necessary to restructure the country's education system, freeing it from the
Eurocentric perspective that does not take into account the particular context of Guinea-Bissau and
Guinean culture. To do this, changes need to start in teacher training colleges and then in the country's
primary and secondary schools. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|