Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Russo, Cristiane Rodrigues Menezes | pt_BR |
dc.contributor.author | Tavares, Cristina Torres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T17:36:22Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T17:36:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-21 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Cristina Torres. A Folha Que Vejo, A Paisagem Que Enxergo: Da Percepção Ao Conhecimento Botânico Por Meio De Uma abordagem Investigativa No Ensino Médio. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51528 | - |
dc.description.abstract | Diante de tantos desafios enfrentados no ensino de Botânica, essa pesquisa se concentrou em
responder à seguinte pergunta: Como as atividades investigativas contribuem para a construção
do conhecimento e da compreensão dos conteúdos botânicos, por parte dos estudantes do
Ensino Médio? Ao adotar um ensino investigativo, o estudo propôs atividades que estimularam
o interesse e a percepção botânica, resultando em uma aprendizagem significativa e na
construção do conhecimento entre os estudantes. Destacou-se a importância de valorizar os
conhecimentos prévios como elementos impulsionadores de uma aprendizagem significativa,
bem como trabalhar a sensibilização para aproximar os estudantes da diversidade botânica.
Ações práticas e experimentais foram decisivas para manter a motivação, o incentivo à
autonomia, o engajamento e o trabalho colaborativo entre os discentes. A sequência didática foi
conduzida em diferentes ambientes, como a sala de aula, a área verde da escola e o laboratório,
utilizando o método Inquiry Based Science Education (IBSE) e compreendeu três etapas
distintas. A primeira consistiu na identificação dos conhecimentos prévios, revelando uma
compreensão satisfatória dos conceitos botânicos básicos, marcando a presença dos
subsunçores. Na segunda etapa, o foco foi a sensibilização para a observação e compreensão
das plantas, a fim de romper com a impercepção botânica. A introdução de samambaias na sala
de aula e as atividades sensoriais na área verde da escola ativaram os sentidos, despertaram a
curiosidade e a percepção dos alunos em relação às plantas. A terceira fase, por sua vez,
envolveu a exploração e caracterização da morfologia das angiospermas, com ênfase no estudo
das folhas. Essa etapa incluiu tanto conteúdo teórico quanto práticas de campo e experimento
no laboratório com o tema diafanização foliar, envolvendo os alunos ativamente na prática e na
aplicação dos conceitos aprendidos. Os resultados evidenciaram que a identificação dos
subsunçores nos conhecimentos prévios dos alunos, ao longo das etapas da sequência didática,
foi a base para a construção de conceitos botânicos, resultando na aprendizagem significativa.
Assim, as atividades que envolveram a dimensão sensorial contribuíram significativamente
para desmitificar os conteúdos botânicos e atribuir significado ao conhecimento dos estudantes,
aproximando-os das plantas e promovendo uma percepção botânica na maioria deles. A
atividade de experimentação se mostrou fundamental para manter os estudantes motivados e
engajados, ao longo do processo de aprendizagem, destacando a importância das atividades
práticas investigativas na construção ativa do conhecimento. Esses resultados corroboram com
a eficácia de abordagens centradas na investigação para a compreensão mais significativa dos
conteúdos botânicos, promovendo reflexões, como o reconhecimento das plantas enquanto seres vivos e a necessidade de reconexão com a natureza para a formação de cidadãos mais
responsáveis, capazes de contribuir com ações para o bem da sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A folha que vejo, a paisagem que enxergo : da percepção ao conhecimento botânico por meio de uma abordagem investigativa no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção botânica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Morfologia foliar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividade investigativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Faced with so many challenges faced in teaching Botany, this research focused on answering
the following question: How do investigative activities contribute to the construction of
knowledge and understanding of botanical content by high school students? By adopting
investigative teaching, the study proposed activities that stimulated interest and botanical
perception, resulting in significant learning and the construction of knowledge among students.
The importance of valuing prior knowledge as elements that drive meaningful learning was
highlighted, as well as working to raise awareness to bring students closer to botanical diversity.
Practical and experimental actions were decisive in maintaining motivation, encouraging
autonomy, engagement and collaborative work among students. The didactic sequence was
conducted in different environments, such as the classroom, the school's green area and the
laboratory, using the Inquiry Based Science Education (IBSE) method and comprised three
distinct stages. The first consisted of identifying prior knowledge, revealing a satisfactory
understanding of basic botanical concepts, marking the presence of subsumers. In the second
stage, the focus was on raising awareness of the observation and understanding of plants, in
order to break with botanical imperception. The introduction of ferns into the classroom and
sensory activities in the school's green area activated the senses, awakening students' curiosity
and perception of plants. The third phase, in turn, involved the exploration and characterization
of the morphology of angiosperms, with an emphasis on the study of leaves. This stage included
both theoretical content and field practices and laboratory experiments with the theme of leaf
clearing, actively involving students in the practice and application of the concepts learned. The
results showed that the identification of subsumers in the students' prior knowledge, throughout
the stages of the didactic sequence, was the basis for the construction of botanical concepts,
resulting in meaningful learning. Thus, the activities that involved the sensorial dimension
contributed significantly to demystifying botanical content and giving meaning to students'
knowledge, bringing them closer to plants and promoting botanical perception in most of them.
The experimentation activity proved to be fundamental in keeping students motivated and
engaged throughout the learning process, highlighting the importance of practical investigative
activities in the active construction of knowledge. These results corroborate the effectiveness
of research-centered approaches for a more meaningful understanding of botanical content,
promoting reflections, such as the recognition of plants as living beings and the need for
reconnection with nature to form more responsible citizens, capable of contributing with actions
for the good of society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|