Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51537
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PattryciaReisDosSantosTeles_DISSERT.pdf632,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
guia_didatico_PRODUTO.pdf821,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Maria Fernanda Nincept_BR
dc.contributor.authorTeles, Pattrycia Reis dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-02-11T17:36:29Z-
dc.date.available2025-02-11T17:36:29Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationTELES, Pattrycia Reis dos Santos. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DO CERRADO EM AULAS DE BIOLOGIA. 2024. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51537-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo fazer uso de vídeos e outros recursos para o ensino do bioma Cerrado durante aulas de Biologia no Ensino Médio por meio da elaboração de um Guia Didático, na forma de Sequência Didática promovendo um ensino investigativo como um recurso educacional para auxiliar os professores na abordagem do Cerrado. Devido à abordagem fragmentada, e superficial do conteúdo Cerrado nos materiais didáticos no Ensino Médio em aulas de Biologia foi elaborado o Guia Didático. A utilização de vídeos tem desempenhado renovação das práticas dos professores de Biologia, despertando o interesse e engajamento dos alunos. A Sequência Didática aqui elaborada é composta de aulas e atividades investigativas, oferecendo orientações aos professores e recursos para serem aplicados com os alunos em aulas de Biologia. Houve uma seleção criteriosa de materiais para serem utilizados em sala de aula visando explorar diferentes aspectos relacionados às características do Cerrado, suas formações vegetais, características, e sua preservação e conservação. Onde é esperado com a execução da Sequência Didática exista a transmissão de conhecimentos sobre o Cerrado para os estudantes do Ensino Médio. Agradecimentos ao PROFBIO-UNB e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSequência didática para o estudo do cerrado em aulas de Biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBiomaspt_BR
dc.subject.keywordCerradopt_BR
dc.subject.keywordFitofisionomiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this work is to develop a Didactic Sequence aimed at Biology teachers to work on the Cerrado biome in High School. This initiative is justified by the scarcity of information in Biology textbooks about the biome, with the materials to be used in this Didactic Sequence emphasizing resources such as videos and reports. A Didactic Sequence has been developed, consisting of preliminary activities to be carried out with and without research, in addition to three classes aimed at exploring the following themes: characteristics of the Cerrado; Cerrado phytophysiognomies; and preservation and conservation of the Cerrado. These approaches aim to provide students with the opportunity to acquire knowledge through real contexts, stimulating active and meaningful learning through investigative teaching. The diversity of proposed practices aims to facilitate the understanding of concepts related to the Cerrado, thus contributing to the improvement of teaching about this important biome.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.