Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Ildinete Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Brasileiro, Samuel Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T17:36:31Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T17:36:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-30 | - |
dc.identifier.citation | BRASILEIRO, Samuel Souza. Explorando vacinas de mRNA no Ensino Médio: estudo de biologia molecular por meio da aprendizagem baseada em projetos. 2024. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51539 | - |
dc.description.abstract | No ensino médio brasileiro, as bases da Biologia Molecular têm sido exploradas
predominantemente por meio de aulas expositivas, com poucas possibilidades de
atividades práticas e de dinâmicas que privilegiem o aprendizado ativo. Entretanto, em
função da complexidade e do crescente impacto dos assuntos abordados,
especialmente devido sua relação com o cotidiano dos alunos, o uso dos métodos
ativos no ensino pode ser mais eficaz para gerar motivação e aprendizado significativo
dos discentes. Neste trabalho, propomos um Guia Didático que valorize o ensino
investigativo pelo uso do método de ensino de Aprendizagem Baseada em Projetos
(ABPj), que coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo
o protagonismo e a participação ativa. Essa metodologia envolve o desenvolvimento de
projeto em grupo, no qual os estudantes se engajam na resolução de uma situaçãoproblema relevante para a comunidade escolar. O Guia Didático foi constituído por
atividades que poderão ajudar professores de Biologia do Ensino Médio, no incentivo
de discentes a adquirirem as habilidades e competências previstas na Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). Utilizamos como âncora para despertar o interesse e a
curiosidade dos estudantes, um problema que destacou a importância da vacina de
RNA mensageiro contra COVID-19, a partir do qual serão discutidos conceitos de
Biologia Molecular, com ênfase na síntese proteica. Desta maneira, esperamos que os
estudantes se motivem e compreendam conceitos básicos de Biologia Molecular e
Biotecnologia, com ensejo de contribuir para uma sociedade mais esclarecida
cientificamente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Explorando vacinas de mRNA no Ensino Médio: estudo de biologia molecular por meio da aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia molecular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vacinas de RNA | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Baroneza, José Eduardo | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In Brazilian high school education, the foundations of molecular biology have
been predominantly explored through traditional lectures, with few opportunities for
practical activities and dynamics that prioritize active learning. However, given the
complexity and rapid advancement of the topics covered and their relevance to
students' daily lives, the use of active methods in teaching may be more effective in
generating motivation and meaningful learning in students. In this paper, we propose
a Didactic Guide that values investigative teaching through the use of the ProjectBased Learning (PBL) method, an active teaching method that places students at the
center of the learning process, promoting protagonism and active participation. This
methodology involves the development of a group project in which students engage in
solving a problem relevant to the school community. The Didactic Guide was created
with activities that can assist high school Biology teachers in encouraging students to
acquire the skills and competencies outlined in the National Common Curricular Base
(BNCC). We used, as an anchor to arouse students' interest and curiosity, a problem
that highlighted the importance of mRNA vaccines against COVID-19, through which
concepts of molecular biology will be discussed with an emphasis on protein synthesis.
In this way, we hope that students will be motivated and understand basic concepts of
Molecular Biology and Biotechnology, aiming to contribute to a scientifically
enlightened society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|