http://repositorio.unb.br/handle/10482/51540
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
SilviaEleticiaDinizRodolfo_DISSERT.pdf | 13,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O ensino investigativo com a metodologia da problematização na construção de um guia para o estudo de Biologia no Ensino Médio |
Autor(es): | Rodolfo, Silvia Eleticia Diniz |
Orientador(es): | Lozzi, Silene de Paulino |
Assunto: | Ensino investigativo Análise de conteúdo Anatomia humana - ensino e estudo Fisiologia humana - ensino e estudo Ensino médio |
Data de publicação: | 11-Fev-2025 |
Data de defesa: | 15-Mar-2024 |
Referência: | RODOLFO, Silvia Eleticia Diniz. O ensino investigativo com a metodologia da problematização na construção de um guia para o estudo de Biologia no Ensino Médio. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Historicamente, o ensino de Biologia apresenta diversos desafios em relação às metodologias aplicadas em sala de aula. Muitas vezes, o estudo de conceitos e fenômenos biológicos complexos é abordado de forma fragmentada, o que dificulta o aprendizado dos estudantes. Uma abordagem e metodologias que estimulem a autonomia e protagonismo dos estudantes na resolução de problemas permite que o indivíduo seja capaz de aplicar os saberes obtidos em seu cotidiano e construir novos conhecimentos, aplicando-os à realidade em que vive. Pensando nisso, propomos a elaboração de um guia de estudos contendo sequências didáticas sobre processos morfofisiológicos com ênfase no sistema cardiovascular sanguíneo humano, com vistas àsua integração com outros sistemas orgânicos. Essa proposta visa, por meio de uma abordagem de estudo investigativo e utilização da metodologia da problematização, o desenvolvimento de atividades que fomentem a capacidade de reflexão e construção do conhecimento, o que foi feito com a elaboração, aplicação e avaliação de duas sequências didáticas investigativas.As sequências foram aplicadas em uma turma do 2.º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral EEMTI José Valdo Ribeiro Ramos. No Guia para o Estudo de Biologia no Ensino Médio, produto deste trabalho, há instruções e detalhes para a aplicação das sequências pelos professores e material específico para os estudantes. Em cada sequência é apresentada uma situação problema e fornecido material de apoio à investigação, com campo de registro de hipóteses dos estudantes. Também foi aplicado um questionário, para avaliar a percepção de motivação dos alunos ao realizar as atividades, assim como coleta de críticas e sugestões. Hipóteses iniciais, finais, críticas e sugestões foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostraram o cumprimento dos objetivos propostos e relevância do produto no apoio ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo abordado. |
Abstract: | Historically, teaching biology has presented various challenges due to the methodologies applied in the classroom. The study of complex biological concepts and phenomena is often approached in a fragmented way, making it difficult for students to learn. An approach and methodology that promotes students' autonomy and protagonism in problem-solving enables individuals to apply the knowledge gained in their daily lives and build new knowledge, which can be applied to their reality. Therefore, we propose the development of a study guide that contains didactic sequences on morphophysiological processes, with a focus on the human cardiovascular system, to integrate it with other organic systems. This proposal aims to develop activities that foster reflection and knowledge construction through an investigative study approach and the problematization methodology. Two investigative didactic sequences were designed, applied, and evaluated to achieve this goal. The sequences were implemented in a second-grade class at José Valdo Ribeiro Ramos Full-Time High School. The Guide to the Study of Biology in Secondary Education, which resulted from this work, contains instructions and details for teachers on how to apply the sequences, as well as specific materials for students. Each sequence presents a problem situation and provides materials to support investigation, with a space for recording students' hypotheses. A questionnaire was administered to assess the students' motivation when carrying out the activities, and to collect criticism and suggestions. Initial and final hypotheses, criticisms, and suggestions were subjected to content analysis. The results showed that the proposed objectives were met, and the product was relevant in supporting the teaching and learning process of the covered content. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.