Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51541
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TatyaneLeandroDeSousa_DISSERT.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraz, Marcos Antônio dos Santos Silvapt_BR
dc.contributor.authorSousa, Tatyane Leandro dept_BR
dc.date.accessioned2025-02-11T17:36:32Z-
dc.date.available2025-02-11T17:36:32Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.date.submitted2024-03-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Tatyane Leandro de. O uso de infográficos no conteúdo ciclos biogeoquímicos. 2024. 41 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51541-
dc.description.abstractA disciplina biologia no ensino médio é muito desafiadora e sempre necessita de metodologias teóricas que subsidiem sua prática para facilitar o entendimento dos discentes do ensino regular. Uma destas teorias é a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia (TCAM) que pode ser aplicada de forma prática, lúdica, laboratorial, de modelagem, de campo ou qualquer outro. Ela utiliza a aprendizagem multimídia, somando palavras com imagens. As imagens podem ser estáticas (ilustrações e fotos) ou dinâmicas (animações e vídeos). No conteúdo sobre ciclos biogeoquímicos a produção de infográficos é bastante proveitosa e facilitadora no ensino-aprendizagem dos alunos, pois é uma ferramenta prática de interação com o conteúdo, onde os alunos podem conseguir transformar suas observações em ilustrações e informações pertinentes. Os infográficos contribuem na aprendizagem de todas as esferas da educação, nas quais desenhos e pequenos textos podem ser mais proveitosos no ensino aprendizagem, unindo informações visuais e verbais. Existem vários tipos de infográficos e a escolha é algo que pode definir o sucesso do objetivo almejado. Os alunos são protagonistas do ensino por meio da confecção de seus infográficos dentro de um conteúdo escolar em sala de aula e essa ferramenta também é um auxiliar no trabalho de professores em suas aulas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso de infográficos no conteúdo ciclos biogeoquímicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordDesenhopt_BR
dc.subject.keywordEcologiapt_BR
dc.subject.keywordComunicação visualpt_BR
dc.subject.keywordInfográficospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The biology subject in high school is very challenging and always requires theoretical methodologies that support its practice to facilitate the understanding of regular education students. One of these theories is the cognitive theory of multimedia learning (TCAM). It uses multimedia learning, adding words to images. In the content on biogeochemical cycles and most biology teaching, the production of infographics contributes to learning in all spheres of education, in which drawings and short texts can be more useful in teaching-learning, combining visual and verbal information. This study aims to analyze the benefits and limitations of using infographics by students who did not use infographics, using a simple methodology that can be easily inserted into the classroom routine, where teachers and students have access to a didactic sequence that proposes teaching biogeochemical cycles using infographics with simple, low-cost materials. There are several types of infographics and the choice is something that can define the success of the desired objective. Students are protagonists of learning through the creation of their infographics within school content in the classroom and this tool is also an aid in the work of teachers in their classes.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.