Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51543
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AriCunhaCriticas.pdf280,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ari Cunha e as críticas ao sistema de ensino de Brasília na coluna visto, lido e ouvido (Correio Braziliense, 1960-1965)
Outros títulos: Ari Cunha y la crítica del sistema educativo en Brasília en la columna visto, lido e ouvido (Correio Braziliense, 1960-1965)
Ari Cunha and the criticisms towards the education system of Brasília published in the column visto, lido e ouvido (Correio Braziliense, 1960-1965)
Ari Cunha et la critique su système d’enseignement de Brasília dans la colonne visto, lido e ouvido (Correio Braziliense, 1960- 1965)
Autor(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4677-5816
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Assunto: Correio Braziliense
Ensino - avaliação
Brasília (DF)
Data de publicação: 5-Dez-2022
Editora: Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
Referência: ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Ari Cunha e as críticas ao sistema de ensino de Brasília na coluna visto, lido e ouvido (Correio Braziliense, 1960-1965). História da Educação, [ S. l. ], v. 26, e120337, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/120337. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/53cRRw9mkGYP6QYPmvYGYLK/?lang=pt#. Acesso em: 12 fev. 2025.
Resumo: Tomando como fonte o jornal Correio Braziliense, mais especificamente a coluna “Visto, Lido e Ouvido”, da autoria do jornalista Ari Cunha, o artigo tem por objetivo analisar as críticas nela veiculadas ao sistema de ensino de Brasília entre os anos de 1960 a 1965. Ao interrogar a coluna em questão, foi possível observar os impasses enfrentados no processo de implantação do sistema de ensino na capital federal: problemas relacionados ao financiamento do ensino; a falta de merenda escolar nos primeiros anos de funcionamento das escolas; os obstáculos ao provimento material dos escolares numa cidade ainda em formação; o surgimento da necessidade do transporte escolar; a implantação desigual do sistema de ensino no Bairro da Asa Norte e a instabilidade da condição docente na cidade.
Abstract: Using the newspaper Correio Braziliense as a source, specifically the column titled “Visto, Lido e Ouvido”, written by journalist Ari Cunha, this paper aims at analyzing the criticisms towards the education system of Brasília between the years 1960 and 1965. Analyses of the mentioned column made it possible to observe the impasses that were present in the process of implementation of the education system in the federal capital: problems related to education funding; lack of school meals during the first years of operation of the schools; obstacles to the provision of materials to the students in a city that were still under construction; the emergence of the need for school transport; the unequal implementation of the education system in a neighborhood located in Asa Norte, as well as the instability of the teaching staff conditions in the city.
Resumen: Tomando como fuente el diario Correio Braziliense, más específicamente la columna “Visto, Lido e Ouvido”, escrita por el periodista Ari Cunha, el artículo tiene como objetivo analizar las críticas al sistema de enseñanza en Brasilia entre 1960 y 1965. Al cuestionar la columna en cuestión, fue posible observar los impasses enfrentados en el proceso de implementación del sistema educativo en la capital federal: problemas relacionados con el financiamiento de la educación; la falta de almuerzo escolar en los primeros años de funcionamiento de las escuelas; los obstáculos a la provisión material de los escolares en una ciudad aún en formación; la emergencia de la necesidad de transporte escolar; la implementación desigual del sistema educativo en Bairro da Asa Norte y la inestabilidad de la condición de los docentes en la ciudad.
Résumé: En utilisant comme source le journal Correio Braziliense, plus précisément la colonne « Visto, Lido e Ouvido », rédigée par le journaliste Ari Cunha, l'article vise à analyser les critiques du système d'enseignement à Brasilia entre 1960 et 1965. En interrogeant la colonne en question, il a été possible d'observer les impasses rencontrées dans le processus d'implantation du système d'enseignement dans la capitale fédérale : problèmes liés au financement de l'éducation; le manque de déjeuner scolaire dans les premières années de fonctionnement des écoles ; les obstacles à l'approvisionnement matériel des écoliers dans une ville encore en formation ; l'émergence de la nécessité du transport scolaire ; la mise en œuvre inégale du système éducatif dans le Bairro da Asa Norte l'instabilité de la condition des enseignants en ville.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença: (CC BY) Revista História da Educação - RHE Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe Artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons
DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/120337
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.