http://repositorio.unb.br/handle/10482/51560
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_MulheresTalentosasNoBrasil.pdf | 164,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Mulheres talentosas no Brasil : trajetórias e desafios profissionais na sociedade contemporânea |
Outros títulos: | Talented women in Brazil : trajectories and career challenges in contemporary society Mujeres talentosas en Brasil : trayectorias y desafios profesionales em la sociedad |
Autor(es): | Prado, Renata Muniz Fleith, Denise de Souza |
E-mail do autor: | mailto:renata.muniz@unb.br |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-2840-0359 https://orcid.org/0000-0001-7512-8023 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto: | Mulheres - profissões Talentos Carreira profissional |
Data de publicação: | 2020 |
Editora: | Universidade Estadual de Maringá |
Referência: | PRADO, Renata Muniz; FLEITH, Denise de Souza. Mulheres talentosas no Brasil: trajetórias e desafios profissionais na sociedade contemporânea. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 25, e46906, 2020. DOI 10.4025/psicolestud.v25i0.46906. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/46906. Acesso em: 13 fev. 2025. |
Resumo: | Este estudo investigou a trajetória de mulheres talentosas de acordo com o Mega-Modelo de Desenvolvimento de Talentos, concebido por Subotnik, OlszewskiKubilius e Worrell (2011), analisando a relação existente entre as dimensões individuais, contextuais e interpessoais no seu percurso profissional. Foram realizadas cinco entrevistas com mulheres eminentes em cinco áreas de atuação: educação, comunicação, recursos humanos, publicidade e literatura brasileira. Os resultados foram analisados conforme a Teoria Fundamentada nos Dados. Verificou-se que independente da área em que atuam e de diferenças encontradas em relação à idade, formação educacional e estrutura familiar, fatores como resistência a estereótipos de gênero, trabalho como fonte de transformação social, presença de mentores, suporte emocional da família, oportunidades, otimismo e resiliência foram decisivos para a expressão e desenvolvimento de seus potenciais. Esses fatores foram classificados como facilitadores e variáveis de proteção frente às adversidades encontradas. Compreender o talento feminino envolve considerar a inter-relação das dimensões psicológicas, sociais e culturais. |
Abstract: | This study investigated the trajectory of talented women according to the Mega-Model of Talent Development conceived by Subotnik, Olszewski-Kubilius and Worrell (2011), analyzing the relationship between individual, contextual and interpersonal dimensions in their professional career. Five interviews were conducted with eminent women in five areas: education, communication, human resources, advertising, and Brazilian literature. The results were analyzed according to the Grounded Theory. Regardless of the area where they work and the differences found in relation to age, educational background and family structure, factors such as resistance to gender stereotypes, work as a source of social transformation, presence of mentors, emotional family support, opportunities, optimism and resilience were decisive for the expression and development of their potentials. These factors were classified as facilitators and protection variables against the adversities faced in life. Understanding female talent involves considering the interrelationship of psychological, social, and cultural dimensions. |
Resumen: | En este estudio se investigó la trayectoria de mujeres talentosas de acuerdo con el Mega-Modelo de Desarrollo de Talentos concebido por Subotnik, Olszewski-Kubilius y Worrell (2011), analizando la relación existente entre las dimensiones individuales, contextuales e interpersonales en su recorrido profesional. Se realizaron cinco entrevistas con mujeres eminentes en cinco áreas de actuación: educación, comunicación, recursos humanos, publicidad, y literatura brasileña. Los resultados fueron analizados conforme a la Teoría Fundamentada en los Datos. Se verificó que independientemente del área en que actúan y de diferencias encontradas en relación a la edad, formación educativa y estructura familiar, factores como resistencia a estereotipos de género, trabajo como fuente de transformación social, presencia de mentores, apoyo familiar emocional, oportunidades, optimismo y resiliencia fueron decisivos para la expresión y el desarrollo de sus potenciales. Estos factores se clasificaron como facilitadores y variables de protección frente a las adversidades encontradas. Comprender el talento femenino implica considerar la interrelación de las dimensiones psicológicas, sociales y culturales. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Licença: | (CC BY) |
DOI: | https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.46906 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.