Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Amaralina Miranda de | pt_BR |
dc.contributor.author | Moura, Aline Estefânia Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:42Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-23 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Aline Estefânia Rodrigues. A inclusão e o uso de TDIC na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem como apoio à mediação pedagógica dos professores. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51640 | - |
dc.description.abstract | É fato que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem avançado
muito e, cada vez mais, dispõem de muitos recursos que podem apoiar a mediação
pedagógica do professor para favorecer a aplicação de estratégias que proporcionem um
ambiente educativo rico em oportunidades de aprendizagem, participação e inclusão.
Nessa perspectiva, a integração dos princípios do Desenho Universal para a
Aprendizagem (DUA) na mediação pedagógica pode se apresentar como estratégia para
orientar o planejamento e diversificar as formas para tratar o conteúdo e propor
atividades que provoquem o engajamento de todos os estudantes na construção da
aprendizagem. Esta concepção alicerça o presente estudo que objetiva analisar se o uso
intencional de TDIC pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de todos os
estudantes, observadas as perspectivas do DUA que aponta a necessidade de se
considerar a diversidade de formas de aprender presente na sala de aula. Dessa forma,
foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, cujo
contexto abrangeu uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I, de escola pública do
município de Nova Xavantina-MT, tendo como sujeitos, a professora e os alunos da
turma selecionada de acordo com os critérios pré-estabelecidos pela pesquisa. As
estratégias metodológicas utilizadas foram: a observação participante, com elaboração
de plano de aplicação em conjunto com a professora para realizar intervenção
pedagógica, avaliação e retroalimentação do planejamento; entrevista semiestruturada;
roda de conversa e diário de campo. Os instrumentos utilizados para a coleta de
informações foram: roteiro de entrevista, roteiro de roda de conversa, roteiro de
observação, as estratégias do plano de aplicação e mapeamento das escolas e seleção do
contexto e sujeitos com o perfil para a realização da pesquisa. As informações obtidas
em campo de pesquisa foram analisadas de acordo com os procedimentos da análise de
conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam que o uso intencional de TDIC e a
perspectiva do DUA favorece a potencialização das estratégias pedagógicas,
promovendo aulas mais atrativas por meio de recursos pedagógicos diversificados, que
despertam maior motivação, engajamento, esforço e participação de todos os alunos,
especialmente aqueles com mais dificuldades e, sobretudo, o atendimento aos diversos
estilos de aprendizagem e a concretização da inclusão e do respeito à diversidade em
sala de aula. Nessa perspectiva, o estudo tem a pretensão de contribuir para inspirar
novas pesquisas e reflexões que se revertam em ações voltadas à realização de práticas
pedagógicas capazes de promover a aprendizagem significativa a todos os estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A inclusão e o uso de TDIC na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem como apoio à mediação pedagógica dos professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is a fact that Digital Information and Communication Technologies (TDIC) have
advanced a lot and, increasingly, have many resources that can support the pedagogical
mediation of the teacher to favor the application of strategies that provide an
educational environment rich in opportunities for learning, participation and inclusion.
In this perspective, the integration of the principles of the Universal Design for
Learning (DUA) in pedagogical mediation can be presented as a strategy to guide
planning and diversify the ways to treat the content and propose activities that provoke
the engagement of all students in the construction of learning. This conception underlies
the present study that aims to analyze whether the intentional use of TDIC can
contribute to the teaching and learning process of all students, observing the
perspectives of the DUA that points to the need to consider the diversity of ways of
learning present in the classroom. In this way, a qualitative approach research was
carried out through a case study, whose context covered a class of 3º year of Elementary
School I, from a public school in the municipality of Nova Xavantina-MT, having as
subjects, the teacher and the students of the class selected according to the criteria preestablished by the research. The methodological strategies used were: participant
observation, with elaboration of an application plan together with the teacher to carry
out pedagogical intervention, evaluation and feedback of the planning; semi-structured
interview; conversation circle and field diary. The instruments used for the collection of
information were: interview script, conversation wheel script, observation script, the
strategies of the application plan and mapping of the schools and selection of the
context and subjects with the profile for the realization of the research. The information
obtained in the research field was analyzed according to the procedures of the content
analysis of Bardin (2016). The results indicate that the intentional use of TDIC and the
perspective of the DUA favors the potentiation of pedagogical strategies, promoting
more attractive classes through diversified pedagogical resources, which arouse greater
motivation, engagement, effort and participation of all students, especially those with
more difficulties and, above all, the service to the various styles of learning and the
realization of inclusion and respect for diversity in the classroom. In this perspective,
the study intends to contribute to inspire new research and reflections that revert into
actions aimed at carrying out pedagogical practices capable of promoting meaningful
learning to all students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|