Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Gilberto Lacerda dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Faria, Carolina Paiva de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:43Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Carolina Paiva de. TICE e a prática docente: diálogos e perspectivas para o contexto pós-pandêmico. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51643 | - |
dc.description.abstract | À medida que a sociedade se transforma, novas realidades são configuradas nos mais diversos
campos. Em se tratando do cenário educacional, um mundo globalizado e permeado pelo uso
da tecnologia demanda uma escola igualmente conectada. Contudo, essa não tem sido a
realidade vivenciada no âmbito educacional atual, visto que a escola segue perpetuando
padrões anacrônicos de ensino, em total desconformidade com as demandas da sociedade da
informação e do conhecimento. Em razão disso, o ambiente escolar tem sido pouco atrativo
para os estudantes da geração atual, já que fora dos limites da escola esse mesmo grupo se
depara com uma sociedade dinâmica, disruptiva e permeada por infinitas possibilidades.
Diante disso, é imprescindível que a escola acompanhe os avanços da contemporaneidade e
esteja aberta a novas possibilidades didáticas que despertem o protagonismo dos estudantes e
os coloquem no centro da ação educativa, como é o caso do ensino mediado pela utilização
das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), consideradas
ferramentas capazes de envolver os estudantes por meio de metodologias ativas, dinamizando
o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o uso das TICE não somente aponta para um
futuro promissor, mas, sobretudo, mostra um caminho perfeitamente possível, no qual há
práticas pedagógicas que se mostram exequíveis e capazes de dinamizar os mais variados
processos educativos. Mais do que simplesmente inserir as tecnologias no âmbito educacional
é preciso compreendê-las a partir de seu caráter polissêmico, de modo a vislumbrar as mais
variadas ferramentas como elementos de fundamental importância, capazes de potencializar o
aprendizado. Nesse sentido, é necessário que a escola e seus principais interlocutores, os
professores, tenham a clareza de que a tecnologia não veio para tomar seus lugares, mas
contribuir para que o ensino seja uma experiência efetivamente transformadora e condizente
com os avanços da era atual. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo identificar
quais são os fatores que levam os docentes a aderirem ou rejeitarem as TICE no atual
contexto pós-pandêmico. Para a construção do arcabouço teórico deste estudo, utilizou-se a
pesquisa bibliográfica como referência. O desenho metodológico da pesquisa foi delineado
por meio de um estudo de caso realizado em uma escola do ensino fundamental da rede
pública do Distrito Federal. A investigação ocorreu a partir da aplicação de questionário
virtual junto ao corpo docente e de entrevistas semiestruturadas com uma amostragem de
quatro professoras. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo
proposta por Bardin (2011), apresentando como resultados três principais categorias de
análise: “Nível de conhecimento e preparação dos professores para o uso das tecnologias
digitais”; “Professores e a percepção discente acerca das tecnologias digitais;” e “A escola
atual em suas múltiplas facetas: o que temos e o que queremos”. Ao fim do estudo conclui-se
que os fatores que levam os docentes a aderirem às TICE são aqueles atinentes à otimização
do trabalho individual desses professores. Por outro lado, a falta de capacitação desses
profissionais para o uso das tecnologias digitais no âmbito escolar foi o principal fator
responsável pela rejeição desses artefatos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | TICE e a prática docente: diálogos e perspectivas para o contexto pós-pandêmico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | As society transforms, new realities are configured in the most diverse fields. When it comes
to the educational scenario, a globalized world permeated by the use of technology demands
an equally connected school. However, this has not been the reality experienced in the current
educational context, as schools continue to perpetuate anachronistic teaching standards in
total non-compliance with the demands of the information and knowledge society. Because of
this, the school environment has been unattractive for students of the current generation, since
outside the school limits this same group is faced with a dynamic, disruptive society
permeated by infinite possibilities. In view of this, it is essential that the school follows
contemporary advances and is open to new didactic possibilities that awaken the protagonism
of students and place them at the center of educational action, such as teaching mediated by
the use of Digital Information and Communication Technologies. and Expression, considered
tools capable of involving students through active methodologies, streamlining the teachinglearning process. Therefore, the use of TICE not only points to a promising future, but, above
all, shows a perfectly possible path, in which there are pedagogical practices that prove to be
feasible and capable of boosting the most varied educational processes. Thus, more than
simply inserting technologies into the educational sphere, it is necessary to understand them
based on their polysemic character, in order to see the most varied tools as elements of
fundamental importance, capable of enhancing learning. In this sense, it is necessary for the
school and its main interlocutors, the teachers, to be clear that technology did not come to
take their place, but rather to contribute to teaching being an effectively transformative
experience and in line with the advances of the current era. In front of this, the present work
aims to identify the factors that lead teachers to adhere to or reject TICE in the current postpandemic context. To build the theoretical framework of this study, bibliographical research
was used as a reference. The methodological design of the research was outlined through a
case study carried out in a public elementary school in the Federal District. The investigation
was based on the application of a virtual questionnaire to the teaching staff and semistructured interviews with a sample of four teachers. To analyze the interviews, the Content
Analysis technique proposed by Bardin (2011) was used, presenting three main categories of
analysis as results: “Level of knowledge and preparation of teachers for the use of digital
technologies”; “Teachers and student perception about digital technologies;” and “The current
school in its multiple facets: what we have and what we want”. At the end of the study, it is
concluded that the factors that lead teachers to join TICE are those related to optimizing the
individual work of these teachers. On the other hand, the lack of training of these
professionals to use digital technologies in the school environment was the main factor
responsible for the rejection of these artifacts. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|