Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reses, Erlando da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Cristiano Lucas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:44Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-19 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Cristiano Lucas. Fé na Educação. Projeto de Poder Evangélico e as políticas educacionais. 2024. 415 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51644 | - |
dc.description.abstract | Esta tese analisa os discursos da bancada evangélica em proposições legislativas educacionais,
apresentadas durante a 55ª e 56ª legislaturas. Busca identificar a influência da Teologia do
Domínio, da Teologia da Prosperidade e da Teologia da Batalha Espiritual na formulação de
um projeto de poder neoconservador e fundamentalista para a educação brasileira. A pesquisa
mapeia as proposições legislativas da bancada evangélica que tramitam no Congresso Nacional,
categorizadas a partir do conceito de linhas de força. O estudo se fundamenta nos pressupostos
teóricos e metodológicos da Análise do Discurso Crítica, na perspectiva dialético-relacional de
Norman Fairclough. A abordagem permitiu evidenciar estratégias discursivas e ideológicas
utilizadas por parlamentares evangélicos/as nos argumentos mobilizados para configurar as
políticas educacionais de acordo com princípios morais e religiosos. Os resultados indicam que
a bancada evangélica utiliza discursos que integram referências bíblicas e teológicas juntamente
com argumentos jurídicos e pseudocientíficos que reforçam valores morais cristãos e limitam
a pluralidade de pensamento e a liberdade de cátedra. Os discursos utilizados reforçam as
desiguais relações de poder, excluindo perspectivas democráticas e inclusivas, colocando em
oposição a soberania divina e a autonomia humana. A bancada evangélica invoca valores
familiares, a defesa da moralidade cristã, a meritocracia, o reforço na disciplina, a defesa da
Educação Domiciliar, a inclusão do criacionismo no currículo, a criminalização da atividade
docente e demoniza as políticas de diversidade e igualdade, caracterizando-as como ameaças à
família e à sociedade. Observa-se uma nítida articulação entre as demandas educacionais e os
interesses políticos da direita evangélica, em consonância com a ascensão de movimentos
conservadores em nível global. A pesquisa contribui para o debate sobre a intersecção entre
religião e política, evidenciando como as narrativas religiosas podem influenciar decisões
legislativas e afetar o cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fé na Educação : projeto de poder evangélico e as políticas educacionais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bancada evangélica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neoconservadorismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teologia do domínio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis analyzes the discourses of the evangelical caucus in educational legislative proposals
presented during the 55th and 56th legislatures. It seeks to identify the influence of Dominion
Theology, Prosperity Theology and Spiritual Battle Theology in the formulation of a
neoconservative and fundamentalist power project for Brazilian education. The research maps
the legislative proposals of the evangelical caucus in the National Congress, categorized using
the concept of lines of force. The study is based on the theoretical and methodological
assumptions of Critical Discourse Analysis, from Norman Fairclough's dialectical-relational
perspective. The approach made it possible to highlight the discursive and ideological strategies
used by evangelical parliamentarians in the arguments mobilized to shape educational policies
according to moral and religious principles. The results indicate that the evangelical caucus uses
discourses that integrate biblical and theological references along with legal and pseudoscientific arguments that reinforce Christian moral values and limit plurality of thought and
freedom of the professoriate. The discourses used reinforce unequal power relations, excluding
democratic and inclusive perspectives, setting divine sovereignty and human autonomy in
opposition. The evangelical caucus invokes family values, the defence of Christian morality,
meritocracy, the reinforcement of discipline, the defence of Home Education, the inclusion of
creationism in the curriculum, the criminalization of teaching and demonizes diversity and
equality policies, characterizing them as threats to the family and society. There is a clear link
between educational demands and the political interests of the evangelical right, in line with the
rise of conservative movements at a global level. The research contributes to the debate on the
intersection between religion and politics, showing how religious narratives can influence
legislative decisions and affect everyday school life. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|