http://repositorio.unb.br/handle/10482/51645
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DaniellaRibeiroGuimaraesMendes_TESE.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Faces da extensão na Educação Superior do Distrito Federal: um estudo à luz da política do SINAES |
Autor(es): | Mendes, Daniella Ribeiro Guimarães |
Orientador(es): | Sousa, José Vieira de |
Assunto: | Extensão universitária Educação superior Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Extensão universitária - avaliação |
Data de publicação: | 18-Fev-2025 |
Data de defesa: | 18-Dez-2024 |
Referência: | MENDES, Daniella Ribeiro Guimarães. Faces da extensão na Educação Superior do Distrito Federal: um estudo à luz da política do SINAES. 2024. 374 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB) e teve como objeto de estudo a materialização da extensão à luz da política do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instaurado pela Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004 (Brasil, 2004). O objetivo geral do estudo foi investigar as influências modeladoras das práticas de extensão pela organização acadêmica a qual pertencem as instituições privadas de educação superior do Distrito Federal (DF) e pela política do Sinaes. Os objetivos específicos foram: analisar a evolução da extensão no Brasil e sua inserção no contexto da política de avaliação instituída pelo Sinaes; investigar a compreensão da extensão como componente do processo formativo na educação superior pelas instituições pesquisadas; analisar a forma como os projetos e ações de extensão são concebidos, materializados e avaliados pelos indicadores do Sinaes nas instituições de educação superior (IES) selecionadas para a pesquisa; examinar a percepção das IES pesquisadas sobre o uso dos resultados da autoavaliação da extensão e como seus resultados influenciam nos processos decisórios na gestão; investigar os desafios enfrentados pelas instituições pesquisadas na materialização e avaliação da extensão, à luz do Sinaes, bem como as sugestões apontadas para saná-los. A pesquisa, do tipo exploratória, adotou o método do materialista histórico-dialético e a abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com 18 gestores acadêmicos de três instituições privadas do DF com organizações acadêmicas distintas: uma universidade, um centro universitário e uma faculdade e dois membros de organizações estatais, totalizando 20 participantes. Os resultados da pesquisa demonstraram que a política de avaliação do Sinaes e a organização acadêmica das instituições de educação superior privadas no Distrito Federal desempenham um papel modelador na implementação da extensão. A análise realizada nas instituições privadas de educação superior do Distrito Federal revelou a significativa influência que a organização acadêmica e a política de avaliação do Sinaes exercem sobre a materialização da extensão, comprovando assim a nossa tese. Os nossos achados demonstram que as diretrizes estabelecidas pelo Sinaes influenciam diretamente o modo como a extensão é implementada, impulsionando sua inserção nas matrizes curriculares e assegurando que as instituições se adequem aos requisitos regulatórios. Ademais, observamos expressivas distinções na prática da extensão entre as IES pesquisadas, o que demonstra a influência da organização acadêmica. |
Abstract: | This research is linked to the Public Policies and Education Management (Poge) Research Line of the Graduate Program in Education (PPGE) of the University of Brasília (UnB) and had as its object of study the materialization of extension in light of the policy of the National System of Higher Education Assessment (Sinaes), established by Law No. 10.861, of April 14, 2004 (Brazil, 2004). The general objective of the study was to investigate the shaping influences of extension practices by the academic organization to which private higher education institutions in the Federal District (DF) belong and by the Sinaes policy. The specific objectives were: to analyze the evolution of extension in Brazil and its insertion in the context of the assessment policy established by Sinaes; to investigate the understanding of extension as a component of the formative process in higher education by the institutions studied; to analyze the way in which extension projects and actions are conceived, materialized and evaluated by Sinaes indicators in the higher education institutions (IES) selected for the research; to examine the perception of the HEIs surveyed regarding the use of the results of the self-assessment of extension and how their results influence the decision-making processes in management; to investigate the challenges faced by the institutions surveyed in the materialization and evaluation of extension, in light of Sinaes, as well as the suggestions made to overcome them. The research, of the exploratory type, adopted the historical-dialectical materialist method and the qualitative approach. For the collection of data, documentary analysis and semi-structured interviews with 18 academic managers of three private institutions in the DF with distinct academic organizations were used: a university, a university center and a college and two members of state organizations, totaling 20 participants. The results of the research demonstrated that the Sinaes evaluation policy and the academic organization of private higher education institutions in the Federal District play a modeling role in the implementation of extension. The analysis carried out in the private higher education institutions of the Federal District revealed the significant influence that the academic organization and the Sinaes evaluation policy exert on the materialization of extension, thus proving our thesis. Our findings demonstrate that the guidelines established by Sinaes directly influence the way in which extension is implemented, driving its inclusion in curricular matrices and ensuring that institutions comply with regulatory requirements. Furthermore, we observed significant differences in the practice of extension among the HEIs surveyed, which demonstrates the influence of academic organization. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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