Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Abadia da | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Heloisa Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:46Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:46Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-04 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Heloisa Alves de. A relação público-privada entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e o SEBRAE por meio do programa nacional de educação empreendedora: 2017 a 2022. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51649 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de
Educação – Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão
da Educação, integra os estudos do grupo de pesquisa ÁGUIA sobre Organismos
Internacionais, Política e Gestão da Educação Básica. O objeto deste estudo é a relação públicoprivada entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e o Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), mediada pelo Programa
Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), entre 2017 e 2022. O estudo teve como objetivo
investigar as implicações dessa parceria para a gestão da educação básica pública no Distrito
Federal, com destaque para as tensões que emergem entre os interesses públicos e privados. A
pesquisa adota a perspectiva do materialismo histórico-dialético, permitindo uma análise crítica
das contradições que permeiam a implementação de parcerias público-privadas (PPP) no
sistema educacional público. De caráter qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida por meio da
análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores em diferentes níveis de
administração da SEEDF. As categorias de análise focam na gestão democrática, participação
e na relação entre o público e o privado, examinando como essas categorias são
operacionalizadas dentro do processo de implementação do PNEE. A pesquisa conclui que a
parceria SEBRAE-SEEDF, embora promova inovações pedagógicas, compromete a autonomia
escolar e a gestão democrática, resultando em uma mercantilização da educação pública. Como
alternativa, o estudo sugere a adoção de uma educação crítica e emancipadora, que se distancie
das lógicas mercadológicas e promova a formação integral e autônoma dos sujeitos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A relação público-privada entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e o SEBRAE por meio do programa nacional de educação empreendedora : 2017 a 2022 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relação público-privado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação empreendedora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica - gestão | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research, developed within the Graduate Program in Education at the Faculty of Education
– University of Brasília (UnB), in the research line of Public Policies and Education
Management, is part of the research group ÁGUIA’s studies on International Organizations,
Policy, and Management of Basic Education. The object of this study is the public-private
partnership between the Secretariat of Education of the Distrito Federal (SEEDF) and the
Brazilian Service of Support for Micro and Small Enterprises (SEBRAE), mediated by the
National Program of Entrepreneurial Education (PNEE) between 2017 and 2022. The study
investigated the implications of this partnership for the management of public basic education
in the Federal District, with a focus on the tensions that appear between public and private
interests. The research adopts the perspective of historical-dialectical materialism, enabling a
critical analysis of the contradictions that permeate the implementation of public-private
partnerships (PPP) in the public educational system. Qualitative in nature, the research was
developed through the documentary analysis of cooperation agreements, federal, state, and
business documents, and semi-structured interviews with managers at distinct levels of SEEDF
administration. The categories of analysis focus on democratic management, participation, and
the partnership between public and private spheres, examining how these categories are
operationalized within the implementation of the PNEE. The research concludes that the
SEBRAE-SEEDF partnership, although promoting pedagogical innovations, compromises
school autonomy and democratic management, resulting in the commodification of public
education. As an alternative, the study suggests the adoption of a critical and emancipatory
education, distancing itself from market logics and promoting the integral and autonomous
formation of individuals. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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