Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Alessandro Roberto de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Layane de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:48Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-02 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Layane de Oliveira. Semeando educação ambiental e cultivando caminhos para uma educação do e no campo: estudo de caso em uma escola sustentável no Distrito Federal. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51653 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca compreender as relações entre os domínios epistêmicos, políticos e
pedagógicos da Educação do Campo e da Educação Ambiental em uma escola localizada
em um território da reforma agrária. O espaço educativo em questão é o CED Agrourbano
Ipê e se localiza no CAUB I, no Riacho Fundo II, Núcleo Bandeirante, Distrito Federal. Essa
escola foi escolhida devido a sua grande contribuição para a comunidade rural que fica
entorno da instituição, assim como os seus projetos sustentáveis e agroecológicos que
interligam a Educação do Campo e a Educação Ambiental. Nas especificidades que este
lugar apresenta, seus avanços e desafios cotidianos, a pesquisa aborda de forma qualitativa
através do estudo de caso as relações e temas ambientais que perpassam a escola, no processo
de se constituir enquanto uma Escola do Campo, com um percurso metodológico estruturado
em 3 fases sucessivas: a primeira consistiu na busca e sistematização de bibliografias e
documentos pertinentes a Reforma Agrária, a EdoC, EA e suas intersecções; a segunda
envolveu uma imersão no Centro Educacional; e, na terceira fase, foram realizadas
entrevistas com atores chave para compreender o contexto da comunidade e escola. A
pesquisa revela as barreiras de um território disputado por diferentes projetos de sociedade
ao longo dos anos, um espaço em transição entre o rural e o urbano. No entanto, a instituição
resiste, buscando transmitir seus valores como uma escola Sustentável que integra as
vivências do campo. Apesar dos desafios, como a alta rotatividade de professores
temporários, o baixo pertencimento dos alunos e a necessidade de melhorias na
infraestrutura, a escola demonstra uma grande riqueza de saberes e um significativo
potencial sustentável, reafirmando-se como uma escola do e no campo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Semeando educação ambiental e cultivando caminhos para uma educação do e no campo : estudo de caso em uma escola sustentável no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study seeks to understand the relationships between the epistemic, political, and
pedagogical domains of Rural Education and Environmental Education in a school located
in an agrarian reform territory. The educational space in question is the CED Agrourbano
Ipê and is located in CAUB I, in Riacho Fundo II, Núcleo Bandeirante, Federal District. This
school was chosen due to its great contribution to the rural community that surrounds the
institution, as well as its sustainable and agroecological projects that interconnect Rural
Education and Environmental Education. In the specificities that this place presents, its
advances and daily challenges, the research addresses in a qualitative way through the case
study the environmental relationships and themes that permeate the school, in the process of
constituting itself as a Rural School, with a methodological path structured in 3 successive
phases: the first consisted of the search and systematization of bibliographies and documents
pertinent to Agrarian Reform, EdoC, EA and their intersections; the second involved an
immersion in the Educational Center; and, in the third phase, interviews were conducted
with key actors to understand the context of the community and school. The research reveals
the barriers of a territory disputed by different social projects over the years, a space in
transition between rural and urban. However, the institution resists, seeking to transmit its
values as a Sustainable school that integrates the experiences of the countryside. Despite the
challenges, such as the high turnover of temporary teachers, the low sense of belonging of
students and the need for improvements in infrastructure, the school demonstrates a great
wealth of knowledge and significant sustainable potential, reaffirming itself as a school of
and in the countryside. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|