Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pato, Claudia Márcia Lyra | pt_BR |
dc.contributor.author | Schimmelpfeng, Pedro Henrique Cavendish | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:50Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-10 | - |
dc.identifier.citation | SCHIMMELPFENG, Pedro Henrique Cavendish. Barreiras psicológicas em crianças: Um estudo exploratório sobre a transmissão da dengue. 2024. 102 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51658 | - |
dc.description.abstract | A Dengue é uma infecção arboviral encontrada em regiões tropicais e subtropicais,
transmitida por mosquitos hematófagos do gênero Aedes spp. e responsável por milhões de
casos todos os anos. Campanhas públicas e currículos educacionais são projetados para educar
as pessoas, incluindo crianças, a manifestar comportamentos pró-ambientais que inibem a
proliferação do mosquito. No entanto, o que tem sido relatado é que muitos não seguem essas
diretrizes, mesmo sabendo supostamente o que deve ser feito, algo identificado na literatura
como barreiras psicológicas. Para entender esse fenômeno, este estudo teve como objetivo
identificar barreiras psicológicas para a adoção de comportamentos pró-ambientais que buscam
reduzir a população do Aedes aegypti. Para isso, estudantes do Ensino Fundamental 2
participaram de dois estudos responsáveis por (1) adaptar a escala de Barreiras Psicológicas dos
Dragões da Inação (DIPB) para o grupo-alvo (n = 150; 81 meninos e 69 meninas; média de
idade = 12,52 anos) e, em seguida, (2) testá-la em um grupo maior (n = 449; 213 meninos e 236
meninas; média de idade = 12,52 anos). Na Análise Fatorial Exploratória, a correlação de
Bartlett (valor de p < 0,001), o alfa de Cronbach (0,83) e a análise KMO (MSA geral = 0,84)
mostraram que os dados eram adequados para a análise fatorial. Cinco fatores foram retidos
pelo Critério de Kaiser e pelo teste de scree (Metas Conflitantes e Mudanças Desnecessárias: α
= 0,76; Relações Interpessoais: α = 0,72; Metas Conflitantes e Falta de Conhecimento: α = 0,58,
Tokenismo: α = 0,73; e Tokenismo em Relação ao Governo: α = 0,66). Após isso, a escala foi
testada em onze escolas públicas diferentes, onde os estudantes também responderam a um
questionário sobre o mosquito. Os resultados sugeriram que os fatores Metas Conflitantes e
Falta de Conhecimento e Tokenismo em Relação ao Governo apresentaram um nível mais alto
de concordância (médias: 2,6 e 2,12 de cinco, respectivamente). Aqueles que pontuaram mais
alto no questionário sobre o mosquito tiveram os fatores Metas Conflitantes e Mudança
Desnecessária e Relações Interpessoais inibidos em comparação aos outros (valor de p < 0,05).
Esses resultados sugerem que futuras propostas educacionais devem construir diferentes ações,
que abordem tanto fatores internos quanto externos, criando um mosaico de projetos, com
diferentes objetivos, cada um visando diferentes desafios ambientais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Barreiras psicológicas em crianças : um estudo exploratório sobre a transmissão da dengue | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dengue - transmissão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Valores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crenças | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Dengue is an arboviral infection found in tropical and subtropical regions, transmitted by bloodfeeding mosquitoes of the Aedes spp. genus, responsible for millions of cases every year. Public
campaigns and educational curricula are designed to inform people, including children, to
promote pro-environmental behaviors that prevent mosquito proliferation. However, it has been
reported that many do not follow these guidelines, even though they supposedly know what
should be done, a phenomenon identified in the literature as psychological barriers. To
understand this phenomenon, this study aimed to identify psychological barriers to adopting
pro-environmental behaviors that seek to reduce the Aedes aegypti population. For this, middle
school students participated in two studies responsible for (1) adapting the Dragons of Inaction
Psychological Barriers (DIPB) scale for the target group (n = 150, 81 boys and 69 girls; average
age of 12.52 years) and then (2) testing it on a larger group (n = 449; 213 boys and 236 girls;
average age of 12.52 years). In the Exploratory Factor Analysis, Bartlett’s correlation (p-value
< 0.001), Cronbach's alpha (.83), and the KMO analysis (overall MSA = .84) indicated that the
data was suitable for factor analysis. Five factors were retained using the Kaiser Criterion and
scree test (Conflicting Goals and Unnecessary Changes: α = .76; Interpersonal Relations: α =
.72; Conflicting Goals and Lack of Knowledge: α =.58; Tokenism: α =.73; and Tokenism
Regarding Government: α =.66). Afterward, the scale was tested in eleven different public
schools, where students also answered a questionnaire about the mosquito. The results
suggested that the factors Conflicting Goals and Lack of Knowledge and Tokenism Regarding
Government presented a higher level of agreement (means: 2.6 and 2.12 out of five,
respectively). Those who scored higher on the mosquito questionnaire showed inhibited
Conflicting Goals and Unnecessary Change and Interpersonal Relations factors compared to
others (p-value < .05). These results suggest that future educational proposals should build
diverse actions focused on addressing both internal and external factors, creating a mosaic of
projects with different objectives, each aimed at distinct environmental challenges. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|