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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReses, Erlando da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Vandeir Gonçalves dapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-18T20:40:51Z-
dc.date.available2025-02-18T20:40:51Z-
dc.date.issued2025-02-18-
dc.date.submitted2024-09-30-
dc.identifier.citationSILVA, Vandeir Gonçalves da. Análise do fenômeno da violência escolar em escola pública do Distrito Federal de 2017 a 2023. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51660-
dc.description.abstractNa atualidade, em muitas escolas brasileiras, vive-se um cotidiano caracterizado por múltiplas manifestações de violência. Essa questão é constantemente tornada pública, seja pelos diversos meios de mídia, seja no próprio cotidiano dos estabelecimentos escolares. É público e notório que as escolas do Distrito Federal, mais especificamente, sofrem com esse fenômeno. A violência escolar pode ser subdividida em três formas ou modos de manifestação distintos; assim, a expressão violência em âmbito escolar, ou apenas violência escolar, caracteriza uma forma genérica, que engloba três diferentes formas: aquela que se produz no espaço escolar; aquela direcionada à instituição e àqueles que a representam; e a institucional, simbólica, da própria instituição escolar e de seus diversos agentes. Há um cenário com aumento considerável das diferentes manifestações de violência em âmbito escolar no Brasil, nos últimos anos, e, de modo mais especial, a partir do ano de 2016 até os dias de hoje (2024), período marcado de forma intensa no cenário político eleitoral brasileiro. Após o golpe (impeachment) sofrido pelo governo Dilma em 2016, cresceram os números de ataques à escola, incluindo ataques extremos, com aumento na incidência de violência na escola e também contra a escola, manifestada por meio dos mais diversos tipos e formas, abrangendo expressões que passam pela questão de raça e gênero. O presente trabalho buscou investigar, por meio de entrevistas abertas semiestruturadas com professores, professoras e equipe diretiva de uma escola pública e periférica do Distrito Federal, as manifestações de violência ocorridas na escola entre os anos de 2016 até 2024, em paralelo com ataques sofridos por outras escolas, publicados em veículos de mídia diversos, o que gerou ampla produção documental por setores da educação também analisada. Diferentes condições sociais e políticas no período estudado fomentaram um cenário particular de manifestações de violência em âmbito escolar, concluindo ser necessário, para a mitigação desse quadro, um projeto societário mais humano.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do fenômeno da violência escolar em escola pública do Distrito Federal de 2017 a 2023pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordViolência escolarpt_BR
dc.subject.keywordJuventude - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Nowadays, in many Brazilian schools, there is a daily life characterized by multiple manifestations of violence. This issue is constantly made public, whether through various media outlets or in the daily lives of school establishments. It is public and well known that schools in the Federal District, more specifically, suffer from this phenomenon. School violence can be subdivided into three distinct forms or modes of manifestation. Thus, the expression violence in the school environment, or just school violence, characterizes a generic form, which encompasses three different forms: that which occurs in the school space; that directed to the institution and those who represent it; and the institutional, symbolic, of the school institution itself and its various agents. There is a scenario with a considerable increase in different manifestations of violence in schools in Brazil, in recent years, and, more especially, from the year 2016 to the present day (2024), a period marked intensely in the scenario of Brazilian electoral politician. After the impeachment suffered by the Dilma government, the number of attacks on schools increased, including extreme attacks, with an increase in the incidence of violence at school and against the school, manifested through the most diverse types and forms, covering expressions that include issues of race and gender. The present work sought to investigate, through open semistructured interviews with teachers and management team of a public and peripheral school in the Federal District, the manifestations of violence that occurred at the school between the years 2016 to the present day, in parallel with attacks suffered by other schools, published in various media outlets, which generated extensive documentary production by education sectors also analyzed. Different social and political conditions in the period studied fostered a particular scenario of manifestations of violence in schools, concluding that a more humane societal project was necessary to mitigate this situation.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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