Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lacour, Philippe Claude Thierry | pt_BR |
dc.contributor.author | Colares, Lorrayne Bezerra Vasconcelos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:37:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:37:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.citation | COLARES, Lorrayne Bezerra Vasconcelos. Seria Foucault um dândi? : reflexões sobre uma estética da existência para a contemporaneidade. 2024. 217 f. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51681 | - |
dc.description.abstract | A presente tese visa apresentar e analisar as críticas que se referente ao projeto
foucaultiano de uma estética da existência como uma forma de estetismo, tal
como a crítica proferida por Pierre Hadot que define a filosofia foucaultiana como
uma nova forma de dandismo, versão século XX. Para enfrentar tais críticas, ou
ao menos colocá-las em perspectiva, é preciso elucidar o que está de fato em
jogo no projeto foucaultiano de uma ética de si para resistir ao poder. Esse
projeto não pode ser plenamente compreendido em toda a sua complexidade
senão pelo delineamento de todo um percurso de pensamento filosófico, o qual,
por sua vez, se reatualiza constantemente, e que faz um uso estratégico de
determinados conceitos com o intuito de refletir sobre a própria filosofia e seus
limites. Sendo assim, analisaremos o movimento de aproximação e de recusa
que levou o filósofo e psicólogo francês, Michel Foucault, a querer distanciar-se
da filosofia institucional em voga na sua época, visando repensar o conceito de
experiência a partir de uma suposta uma inspiração nietzscheana. Esse desejo
por algo outro levou o autor a engendrar um monumental exercício de
pensamento que definimos aqui como uma tentativa de apresentar a experiência
histórica e concreta da sexualidade com o intuito de explicitar a rede de
dispositivos que nos moldam enquanto subjetividades particulares. Uma análise
detalhada desse exercício de delineamento de uma história das experiências nos
permite compreender e justificar a intenção do autor em buscar articular saber,
poder e subjetividade e, com isso, sugerir a possibilidade de uma vida como obra
de arte a partir de uma atualização da antiga noção de cuidado de si. No entanto,
como pretendemos demonstrar, esse movimento não aproxima o autor de um
narcisismo egocêntrico, como ele fora acusado por alguns, e, aqueles que ainda
hoje pretendem acusar a filosofia foucaultiana de ser uma nova forma de
dandismo no século XXI devem, antes de tudo, compreender melhor a própria
dimensão filosófica do dandismo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Seria Foucault um dândi? : reflexões sobre uma estética da existência para a contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Existência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética (Filosofia) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis aims to present and analyze the criticisms regarding Foucault's
project of an aesthetics of existence as a form of aestheticism, such as the
criticism made by Pierre Hadot who defines Foucault's philosophy as a new form
of dandyism, a 20th century version. To address such criticisms, or at least put
them into perspective, it is necessary to elucidate what is actually at stake in
Foucault's project of an ethics of the self to resist power. This project cannot be
fully understood in all its complexity except by outlining an entire path of
philosophical thought, which, in turn, is constantly updated and which makes
strategic use of certain concepts in order to reflect on philosophy itself and its
limits. Therefore, we will analyze the movement of approximation and rejection
that led the french philosopher and psychologist Michel Foucault to distance
himself from the institutional philosophy in vogue at his time, with the aim of
rethinking the concept of experience based on a supposed nietzschean
inspiration. This desire for something other led the author to engender a
monumental exercise of thought that we define here as an attempt to present the
historical and concrete experience of sexuality with the aim of making explicit the
network of devices that shape us as particular subjectivities. A detailed analysis
of this exercise in outlining a history of experiences allows us to understand and
justify the author's intention in seeking to articulate knowledge, power and
subjectivity and, with this, to suggest the possibility of a life as a work of art based
on an actualization of the old notion of the care of the self. However, as we intend
to demonstrate, this movement does not bring the author closer to an egocentric
narcissism, as he has been accused by some, and those who still today intend to
accuse foucaultian philosophy of being a new form of dandyism in the 21st
century must, first of all, better understand the philosophical dimension of
dandyism itself. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|